Já ouviu falar do mel de melancia?

509 Visualizações

Muito comum na Rússia o mel de melancia é fácil de fazer, além de ser uma excelente opção para veganos.

Fernanda Correia

O nardek é considerado uma das maiores invenções culinárias da Ásia central, que se popularizou na Rússia. Muito comum no Sul deste país, a iguaria pode ser utilizada para substituir o açúcar, em chás e cafés, ou ainda como geleia e cobertura para pães e bolos. Além de um sabor delicioso, o nardek possui propriedades que ajudam a melhorar a digestão. Este alimento é rico em sacarose e glicose, por isso, não pode ser consumido por diabéticos.

Se você deseja experimentar essa iguaria, confira a receita passo a passo:

  • Lave 3 ou 4 melancias e corte-as ao meio. Com a ajuda de um mixer, direto na melancia, retire toda a polpa da fruta ou corte com uma faca e bata no liquidificador.
  • Coe o suco extraído da melancia através de uma peneira fina.
  • Em uma panela de fundo grosso, leve o suco peneirado à fervura. Enquanto o líquido estiver fervendo, remova a espuma que se forma na superfície.
  • Cozinhe até a redução do suco em cerca de 2/3 do original. Retire-o do fogo e use um filtro de café para coar o líquido. Isso ajuda na coloração e consistência.
  • Despeje o líquido coado em uma panela menor e continue reduzindo até que se torne um xarope espesso. Quando atingir este ponto, pode apagar o fogo.
  • Conserve o nardek em potes de vidro esterilizados. Conserve na geladeira.

Fotos: Vassilíssa Malinka

Fonte: https://br.rbth.com/