Dicas para férias escolares sustentáveis

139 views

Por que não unir férias e diversão com sustentabilidade?

O fim do mês de junho se aproxima e com ele chegam as tão esperadas férias escolares de julho pelas crianças, adolescentes e claro, os adultos. Tempo de descansar, viajar , aproveitar os amigos e a família, e dar aquela recarregada nas energias para mais um semestre cheio de desafios.

Ficamos com o questionamento: será que é possível pensar em sustentabilidade de uma forma lúdica dentro deste período cheio de emoções, visitas e passeios? Sim! Por isso, preparamos algumas dicas para te dar uma mãozinha!

Conheça cidades sustentáveis

Uma cidade sustentável é aquela que busca uma correta destinação dos resíduos sólidos e um melhor ordenamento do ambiente. Além de diminuir a poluição (sonora e atmosférica), melhorar a mobilidade, a eficiência energética e a economia de água. Sempre pensando nos seres humanos e nos animais que vivem nela. Dentro do Brasil, existem várias cidades que são consideradas mais sustentáveis, dentro de vários rankings e listagens. Segundo o IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável nas Cidades – Brasil), o top 10 cidades está no estado de São Paulo. Você pode conferir o ranking da cidade que você pretende viajar aqui.

Não erre na hora de se hospedar e passear!

Não adianta nada escolher uma cidade com um bom índice de desenvolvimento sustentável e pecar na hora de se hospedar e escolher os passeios da região. Há vários estudos sobre hotéis mais verdes, turismo mais sustentável e ecoturismo. Alguns indicadores específicos são incluídos para mostrar todos os pilares da sustentabilidade neste segmento: ambiental, social e econômico. Na Braztoa (Associação Brasileira de Operadores Turísticos) existe ainda o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade para diversos hotéis, agências de viagens, roteiros e parceiros turísticos. Um dos parceiros do prêmio é o Ministério do Turismo, que desde 2012 possui um mapa para localizar visualmente as cidades e locais premiados.

Filmes educativos

Uma das melhores maneiras de aprender é usar a diversão como forma de ensinar, ou conectar o ambiente de aprendizagem a algo que realmente gostamos. Uma das ações mais importantes para ajudar a tornar o mundo mais sustentável é a busca por informação e conhecimento. Conhecer as informações e os conceitos que a sustentabilidade deseja alcançar facilita a ação para o desenvolvimento sustentável. Para quem planeja curtir as férias em casa, há diversos filmes e documentários sobre o assunto.

Neste artigo, indicamos filmes com enredo sustentável para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Todas as opções estão disponíveis em plataformas de streaming como YouTube, Netflix, HBO Max, entre outras.

Pegue a pipoca e se divirta!

Passeio no parque

Nada como juntar diversão com natureza! Explore parques ao redor: veja quais são os tipos de árvores e animais que encontramos na região, faça uma pesquisa sobre eles e quem sabe criar um portfólio com as fotos e os detalhes de cada espécie. Reflita sobre a sujeira, quantidade de lixo e o que pode ser melhorado para o parque ficar mais divertido e sustentável.

E que tal unir o passeio ao piquenique? Aqui mostramos como fazer seu piquenique gostoso e amigo do meio ambiente!

Uma ótima adição é convidar familiares e amigos da escola e prédio para participar dos programas. É possível trocar experiências e aprender sobre perspectivas diferentes. Um passeio divertido e em conjunto!

É possível refletir de forma divertida sobre sustentabilidade nas férias.

***

Tem interesse em saber mais sobre meio ambiente e sustentabilidade? Conheça também o podcast do Pensamento Verde e ouça bate-papos com profissionais especialistas no tema.

Fontes: V9 | IDSC