Conheça cinco destinos ecológicos no Brasil para visitar durante as férias

524 Visualizações

Desmatamento, consumo desenfreado, contaminação do solo, da água, mudanças climáticas, emissões de gases poluentes, entre outros. Há muito tempo se fala desses problemas mundiais que afetam diretamente o meio ambiente, mas pouco se faz para mudar o cenário de destruição que atinge todo o planeta.

Em um esforço para mitigar os impactos, surge o ecoturismo. Um dos segmentos turísticos que mais cresce no mundo, a experiência busca explorar os patrimônios culturais, aliando o turismo com a sustentabilidade. Ou seja, fazendo o uso correto dos atrativos do meio ambiente, sem prejudicá-lo.

No Brasil, esse tipo de experiência ganha cada vez mais adeptos. O país, inclusive, foi escolhido pela National Geographic como o melhor destino de Turismo de Aventura de todo o mundo. Conheça cinco locais que oferecem este tipo de turismo: 

Parque Nacional dos Aparados da Serra

Fonte: Flickr / Hades

Localizado no Rio Grande do Sul, o Parque Nacional dos Aparados da Serra é conhecido pelos dois cânions com mais de 900 metros de profundidade. 

Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu

Fonte: Flickr / Rodrigo Soldon

Um dos locais mais famosos do Brasil, o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, é o destino certo dos praticantes de ecoturismo que desejam participar de aventuras e apreciar a paisagem maravilhosa. 

Chapada Diamantina

Fonte: Flickr / Danielle Pereira

Na Bahia, o destaque é para a Chapada Diamantina onde são realizados passeios de bicicleta até o Rio Roncador, além de escaladas em rochas no Parque da Muritiba, rafting nas corredeiras do Rio das Contas e Rapel na bela Gruta do Lapão.

Chapada dos Veadeiros

Fonte: Flickr / Alex Saberi

Localizada em Goiás, a Chapada dos Veadeiros é conhecida pela beleza exuberante e pela quantidade de esportes radicais:  rafting, rapel, canionismo, ciclismo e trekking 

Bonito

Fonte: Flickr / Lisiane

Conhecido como o paraíso brasileiro, Bonito conta com uma infraestrutura perfeita para receber os turistas, pregando o ecoturismo e ainda oferecendo ótimas opções de passeios para famílias, casais e grupos de amigos. Localizada no Mato Grosso do Sul, a região conta com uma fauna rica.