Aproveite as férias para economizar energia elétrica

314 views

É possível minimizar a sua pegada de carbono enquanto você viaja

Muitas pessoas aproveitam esta época do ano para um merecido descanso e tiram alguns dias viajando para outras cidades.

Se este é o seu caso, antes de fazer as malas, prepare a sua casa para a economia.

Desplugue!

É bem provável que antes de uma viagem você tenha o hábito de desligar os aparelhos eletrônicos. No entanto, desligar apenas não basta. Alguns equipamentos podem continuar consumindo energia só pelo fato de estarem conectados à tomada. Por isso, “desplugue” os aparelhos que não serão usados enquanto você e sua família estiverem fora!

Quando retornar do passeio, ao invés de conectá-los de volta, analise se há algo que pode continuar fora da tomada, assim você continua economizando energia o resto do ano.

Deixe a geladeira em ordem

Organizar a geladeira antes de tirar  férias  não é apenas uma ótima maneira de economizar energia em casa, mas também uma oportunidade de ensinar os seus filhos pequenos sobre o desperdício de alimentos. Avalie os alimentos da sua geladeira (faça isso junto com as crianças) e veja o que pode ser feito com os que podem estragar enquanto vocês estiverem fora.

Faça um planejamento para lidar com a comida refrigerada: separe o que pode ser utilizado em receitas antes da viagem, o que pode ser congelado e o que pode ser levado com vocês. Você sabia que o freezer cheio pode ajudar a reduzir o consumo de energia, enquanto preserva os alimentos que você não quer que estraguem? Faça isso e deixe a geladeira numa temperatura mais alta – pois as temperaturas mais baixas, consomem mais energia.

Desligue as luzes

Os pisca-piscas usados para a decoração de Natal não devem ser mantidos ligados enquanto você estiver viajando. Além de consumir energia desnecessariamente, essas lâmpadas podem provocar acidentes, uma vez que os cabos podem não suportar muitas horas ligados.

Se você mora em casa, é possível instalar temporizadores nas luzes internas e externas, com isso, é possível configurar para que as luzes acendam durante algumas horas todas as noites. Além de economizar energia, isso também trará alguma segurança adicional, criando a ilusão de que a casa não está vazia.

Com estas dicas, você aproveita as férias para renovar as suas energias e ainda contribui para  reduzir o valor da conta do próximo mês!