Aprenda como fazer produtos de limpeza caseiros

290 Visualizações
Produtos de Limpeza
Foto: mdemulher

O mercado oferece uma grande quantidade de produtos destinados à limpeza e higiene do lar. Porém, muitas vezes o excesso de elementos químicos presentes nestes itens pode acarretar diversas irritações na pele, além de reações alérgicas.

Em alguns casos o cheiro forte pode irritar as vias aéreas, dificultando a respiração; ou o contato com a pele pode causar diversas lesões, como vermelhidão, inchaço e queimaduras. Porém, uma ótima alternativa é a criação de produtos de limpeza caseiros, que são ecológicos, com ingredientes de fácil acesso, livres de diversas toxinas nocivas que, inclusive, geram uma grande economia no orçamento.

Bicarbonato - Produto de limpeza
Foto: consul

Um bom exemplo é o bicarbonato de sódio, excelente para qualquer tipo de limpeza, pois possui um ótimo poder desinfetante. Para a higienização do banheiro você pode criar uma solução com uma xícara de bicarbonato, sabão líquido e de sumo de limão. Coloque tudo em um borrifador, dilua com água e aplique no local. Deixe agir por dez minutos e esfregue normalmente. O ideal é preparar a solução e utilizar no mesmo dia. Você também pode levantar o brilho de objetos esfregando um pano úmido com bicarbonato seco.

Outro item é o limão, ideal para retirar a gordura de panelas e de outros utensílios domésticos. Você pode usar uma rodela da fruta (de preferência do tipo siciliano, pelo seu tamanho) e esfregar como uma esponja. O ácido ascórbico age dissolvendo a crosta impregnada, tornando-se um ótimo substituto do detergente. Apenas evite o contato da pele ao sol depois do seu uso para evitar queimaduras. O limão também é excelente na retirada de manchas em tecidos – apenas esfregue-o em cima do ponto desejado e deixe secar ao sol.

Sabão
Foto: umadicapordia

O vinagre é ótimo para deixar o banheiro ou eletrodomésticos com mais brilho. Utilize meia xícara do produto no enxágue das roupas na máquina de lavar e você terá um excelente amaciante natural, que não deixará cheiro. Para limpar e dar um brilho extra às janelas, use três colheres de sopa de vinagre com duas xícaras de água e esfregue bem. Ele também é ótimo para desinfetar o chão: em um balde, coloque quatro litros e meio de água morna e ¼ de xícara de vinagre branco, e esfregue no local.

O sabão de coco é o mais suave para a pele e não deixa resíduos na superfície onde é aplicado. Ele é bom para a limpeza de pisos de cerâmica, além de também substituir o detergente e a água sanitária.

Usando essas dicas, você gera uma grande economia no seu orçamento, preserva a sua saúde e também o meio ambiente.