Pesquisadores investigam qual a forma mais ecológica de lavar a louça

241 views

No estudo, pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram qual a forma de lavar louça que provoca menos impacto no meio ambiente

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan (UM), nos Estados Unidos, investigou qual a maneira mais ecológica para lavar louças. O estudo foi publicado no último dia 12 de fevereiro na revista Environmental Research Communications, sendo o resultado de uma colaboração entre pesquisadores da UM e da Whirlpool Corp.

Para saber qual a forma de lavar louça menos prejudicial ao planeta, os pesquisadores realizaram alguns testes comparando as modernas máquinas de lavar, que possuem tecnologia para economizar energia e água, com as tradicionais técnicas de lavagem manual.

Qual a melhor forma de lavar louça?

O estudo descobriu que o método de lavagem manual de louça (que ensaboa e enxágua em água corrente e aquecida) consome mais energia e mais água do que qualquer outro método testado – inclusive mais até do que as máquinas de lavar louça.

Segundo os pesquisadores, o jeito para tornar a lavagem mais ecológica é utilizando duas bacias: em uma os pratos, copos e talheres são mergulhados e ensaboados (em água quente) e na outra são enxaguados, utilizando água fria. A pesquisa descobriu que ao lavar a louça desta forma é possível reduzir as emissões de gases de efeito estufa em cerca de dois terços.

O estudo realizado pela Universidade de Michigan analisou os dados de maneira abrangente, comparando os impactos ambientais das lavagens manual e com máquina. Diferente de outros estudos semelhantes realizados anteriormente, desta vez os pesquisadores consideraram as emissões de gases de efeito estufa, o consumo de água e energia, além da produção e o descarte da máquina de lavar louça, após o fim de sua vida útil. O estudo também comparou as melhores práticas recomendadas para lavagem observando os comportamentos das pessoas durante o estudo de laboratório.

Preciso abrir mão da tecnologia?

De acordo com o estudo, não é necessário aposentar a lavadora de louças, porém, os pesquisadores orientam como o aparelho deve ser usado para não causar impactos negativos no meio ambiente.

A primeira dica é “não enxágue a louça antes de colocá-la na máquina e nem use a função pré-enxágue”. Além de economizar água, evitar usar esta função pode diminuir as emissões de gases de efeito de estufa.

A outra dica é: “não selecione a opção secagem extra” ou “calor seco”, que consome mais energia elétrica e também reduz o ciclo de vida útil da máquina em 11%. A terceira e última recomendação para o melhor uso da máquina de lavar louça é não usar o ciclo “lavagem pesada”, a não ser que a louça esteja muito engordurada.

Seguindo essas dicas os pesquisadores garantem que é possível cuidar do planeta, sem abrir mão da praticidade em ter uma máquina de lavar louças.

O estudo completo pode ser visto neste link.