Startup busca maneira de preservar os alimentos por anos, sem o uso de conservantes

64 views

Uma nova tecnologia, descoberta por uma startup de Hong Kong, pode permitir que o alimento cozido preserve o sabor, textura e valor nutricional após um ano na prateleira.

A equipe, formada por cientistas, engenheiros e especialistas em embalagens de alimentos, desenvolveu uma embalagem asséptica, capaz de esterilizar produtos alimentícios em baixas temperaturas.

Na verdade, a Ixon Food Technology utiliza uma grande variedade de métodos para esterilizar produtos alimentícios. Esta embalagem, por exemplo, é esterilizada com ácido peracético. Os componentes líquidos são tratados usando um método de retorta, enquanto um sistema do método sous-vide é usado para esterilizar os componentes sólidos. Isso aplica altas temperaturas apenas à superfície externa dos alimentos, enquanto o interior permanece em temperaturas mais baixas. Com isso, eles preservam o sabor, os nutrientes e a textura.

Benefícios

Esta descoberta pode contribuir muito para que os alimentos não sejam desperdiçados. Esta técnica permite que os alimentos se mantenham frescos por um bom tempo e possam ser enviados para outros lugares ou armazenados em temperatura ambiente, sem o risco de deterioração. A empresa afirma que seus produtos alimentícios poderão ser armazenados com segurança em temperatura ambiente por 12 meses – podendo chegar a até dois anos!

Como são embalados assepticamente, esta tecnologia permite que os alimentos passem tranquilamente pela alfândega, sendo exportados para qualquer lugar do mundo, o que significa que será possível ter os seus pratos favoritos comprados diretamente de outros países.

Zero desperdício

A inovação em alimentos não é apenas uma questão de conveniência. É cada vez mais importante reduzir a pegada ambiental da produção de alimentos, principalmente por meio da redução do desperdício. De acordo com a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, estima-se que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados globalmente todos os anos. Isso representa um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano.

Só no Brasil, os últimos dados divulgados mostram que em apenas um ano o país desperdiçou 26,3 milhões de toneladas de alimentos, ou seja, quase 10% dos alimentos disponíveis. Enquanto isso, 5,2 milhões de pessoas no Brasil passam fome.

Mas existem muitas iniciativas acontecendo em vários países para mudar esse cenário. Nós já mostramos aqui o que alguns países vêm fazendo para conter o desperdício e também ensinamos como ter uma cozinha com zero desperdício.