Planetas poderão ser vistos a olho nu por algumas semanas

591 Visualizações
iStock.com / sdecoret Fenômeno vai se repetir somente daqui a 24 anos.

As próximas semanas tem tudo para serem “únicas”. Isto porque um evento astronômico muito raro estará à disposição de todos a olho nu. De acordo com David Dickinson, do site Universe Today, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno ficarão alinhados e visíveis da Terra durante o pôr-do-sol nos próximos dias. Isso só acontecerá de novo daqui a 24 anos.

Segundo Dickinson, o fenômeno acontece quando os cinco planetas atingem um alinhamento incomum, como se pudessem ser vistos por um retrovisor, no qual Marte, Júpiter e Saturno se destacam com maior brilho e Mercúrio e Vênus correm um pouco atrás. Vale lembrar que, no começo deste ano, a rotação dos planetas possibilitou que o evento também fosse acompanhado.

Para fazer a identificação dos planetas vizinhos à Terra, o astrônomo Jason Kendall fez um “tutorial” para quem quiser assistir a esse evento – que voltará a acontecer no dia 8 de setembro de 2040. “Feche um dos olhos. Estique o braço e coloque o seu dedo polegar para cima. Lentamente, passe-o de um lado para o outro do planeta ou estrela que você vê no céu. Se a luz se atenuar quando o polegar passar sobre ele, é um planeta. Mas se ela piscar rapidamente é uma estrela”, diz o especialista.

Para fazer a diferenciação entre as estrelas solares, Kendall explique Vênus é o mais brilhante de todos e Júpiter é o mais próximo da luminosidade, já Marte é caracterizado pelo tom avermelhado e Saturno, amarelado. Os dois brilham com intensidade similar. Para encontrar Mercúrio não é fácil, já que, além da distância, ele é o menor entre os cinco planetas.

Desde a última semana, dia 20, o raro evento está disponível. Importante deixar claro que, depois do Sol e da Lua, estes são os corpos celestes mais brilhantes que podem ser vistos do planeta Terra.