Nobel de Física é concedido ao estudo do papel da humanidade na mudança do clima

49 views

Três cientistas receberam o Prêmio Nobel de Física por um trabalho essencial para entender como o clima da Terra está mudando. E mais que isso, suas importantes contribuições vem ajudando a identificar o efeito do comportamento humano nessas mudanças, prevendo o impacto do aquecimento global.

Os vencedores foram Syukuro Manabe, da Universidade de Princeton – EUA; Klaus Hasselmann, do Instituto Max Planck de Meteorologia em Hamburgo – Alemanha; e Giorgio Parisi, da Universidade Sapienza de Roma – Itália.

Sistemas físicos complexos, como o clima, costumam ser definidos por sua desordem. Os vencedores deste ano ajudaram a compreender o que parecia um caos, descrevendo esses sistemas e prevendo seu comportamento a longo prazo. Segundo Thors Hans Hansson, presidente do Comitê Nobel de Física, as “descobertas reconhecidas este ano demonstram que nosso conhecimento sobre o clima se apóia em uma base científica sólida, baseada em uma análise rigorosa de observações.”

Feitos únicos que valem o reconhecimento

Em 1967, o Dr. Manabe desenvolveu um modelo de computador que confirmou a conexão crítica entre o gás de efeito estufa primário – dióxido de carbono – e o aquecimento na atmosfera.

Esse modelo abriu o caminho para outros. E esses que vieram depois exploraram as conexões entre as condições do oceano e da atmosfera e foram cruciais para reconhecer como o aumento do derretimento da camada de gelo da Groenlândia pode afetar a circulação do oceano no Atlântico Norte.

Cerca de uma década após o trabalho fundacional do Dr. Manabe, o Dr. Hasselmann criou um modelo que conectava fenômenos climáticos de curto prazo (como as chuvas, por exemplo) ao clima de longo prazo, como o oceano e as correntes atmosféricas – o que lançou a base para estudos científicos que buscam estabelecer a influência das mudanças climáticas em eventos específicos como secas, ondas de calor e tempestades intensas.

Ao Dr. Parisi é creditada a descoberta da interação da desordem nos sistemas físicos, incluindo desde uma pequena coleção de átomos à atmosfera do planeta inteiro.
Muitos fenômenos físicos importantes envolvem comportamento coletivo, que surge de sistemas fundamentalmente desordenados, caóticos e até frustrados. Um sistema que parece irremediavelmente aleatório, se analisado da maneira certa, pode produzir uma previsão robusta para um comportamento coletivo.

Trabalho que ajuda a prever nosso futuro

Os três ganhadores têm trabalhado para entender os complexos sistemas naturais que têm impulsionado a mudança climática por décadas, e suas descobertas forneceram a estrutura sobre a qual as previsões sobre o clima são construídas. Essa foi a primeira vez que o prêmio foi concedido para cientistas do clima.

Fontes: The Nobel Prize | The New York Times