Água e sabão ou álcool gel: Qual é mais eficaz na desinfecção?

650 views

Em tempos de coronavírus, muitas pessoas estão se perguntando sobre a eficácia dos dois métodos de limpeza. Nós temos a resposta

Todos nós lavamos as mãos diariamente, mas é raro ver alguém esfregá-las pelo tempo recomendado pelos especialistas, que é de 20 a 30 segundos.

Para aqueles que acham que o tempo que se leva para lavar as mãos não faz diferença, a atriz norte-americana Kristen Bell publicou em sua conta do Instagram uma foto que, provavelmente, vai fazer você mudar de ideia.

Com uma luz UV e um creme especialmente usado para treinamento para assepsia das mãos, a atriz conseguiu demonstrar a diferença entre o tempo e a forma de lavagem das mãos.

A foto número um mostra a mão suja, totalmente esbranquiçada. Na foto número dois ela mostra como ficou a mão após enxaguar (somente com água) e agitar para secar. Na foto três ela mostra a mão após uma lavagem de seis segundos sem sabão. A foto quatro mostra a lavagem de seis segundos, desta vez com sabão. Na foto cinco é possível notar uma boa diferença com a lavagem de quinze segundos, utilizando sabão – apesar de ainda conter alguns traços de sujeira nas dobras e entre os dedos. A sexta e última foto mostra a mão completamente limpa, após a lavagem de trinta segundos, com sabão.

Álcool ou água, qual o mais eficaz?

As duas formas de limpeza são extremamente importantes. Mas, é válido ressaltar que o álcool não substitui a água e o sabão, uma vez que ele não remove totalmente as bactérias como o sabão. O álcool simplesmente neutraliza as bactérias, que continuam na sua mão e podem ressurgir mais tarde, segundo este estudo.

De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o álcool gel deve ser usado para reduzir o número de micro-organismos em nossas mãos em algumas situações, como na rua e no transporte público – onde nem sempre é possível lavar as mãos. Eles recomendam que o álcool tenha uma concentração entre 60% e 95%, que são os mais eficazes na assepsia.

Qual a melhor maneira de lavar as mãos?

Uma dica para lavar as mãos no tempo adequado é cantar uma música em sua cabeça (ou em voz alta) que dure, pelo menos, 30 segundos. Desta forma, você se certificará de que está lavando as mãos no tempo certo.

O procedimento correto para uma lavagem eficiente deve seguir os seguintes passos:

  1. Molhe as mãos com água corrente (quente ou fria), feche a torneira e aplique o sabão.
  2. Ensaboe as mãos esfregando-as bem. Não se esqueça de lavar as costas das mãos, entre os dedos e debaixo das unhas.
  3. Faça isso por, pelo menos, 20 segundos.
  4. Enxágue bem as mãos em água corrente.
  5. Seque as mãos com uma toalha limpa, papel descartável ou ao ar.