Especial Beleza Sustentável: Studio Fernanda Santos Hair & Beauty

275 Visualizações

O Studio Fernanda Santos Hair & Beauty é inspirado na decoração sustentável dos prédios e casas de Londres. A identidade do salão reflete em todo o conceito reutilizável e industrial. Além disso, é um studio com personalidade única assim como as clientes que o frequentam.

Personalidade + sustentabilidade + inspiração = Studio Fernanda Santos Hair & Beauty

Além de um espaço que oferece serviços de qualidade, com produtos naturais e decorado com materiais reutilizáveis, o Studio faz parte do Programa Beleza Verde, que busca enaltecer a sustentabilidade em todos os detalhes do dia a dia.

O Pensamento Verde entrevistou Fernanda Santos, dona do Studio, e ela nos conta um pouco sobre a história do salão e seu conceito de sustentabilidade!

Pensamento Verde: Como surgiu a ideia de montar o Studio e a criação da marca?

Fernanda Santos: Trabalhei por muito tempo com moda e fui técnica da Keune na Itália por um longo período, depois voltei para o Brasil. Antes de montar o Studio, eu morava em Londres e amava olhar os locais com estilo industrial, onde reutilizam materiais antigos como decoração e estrutura.

Inspirada nisso, fui montando a identidade do Studio, começando com os carrinhos de cabeleireiros que são trolleys de avião comprados online ainda com os números da VASP; os spots de iluminação dos cabeleireiros são refletores de estúdios fotográficos que estavam sendo trocados pelos de Led; os pantógrafos que estão segurando os holofotes eram da Record do RJ, consegui eles quando a emissora trocou os mesmos por novos; as madeiras que suportam os pantógrafos são de madeira de demolição; as pias de cada espaço do Studio são feitas de latão de óleo, as torneiras feitas com canos de cobre e as luminárias foram feitas por encomenda para o espaço, inclusive, uma delas era uma peça de máquina de costura antiga.

Pensamento Verde: E a escolha dos produtos e serviços?

Fernanda Santos: Os produtos são selecionados com base na qualidade e nos benefícios para nossas clientes. Aos poucos fomos mudando os produtos, no começo, troquei eles porque meu marido era alérgico aos sabonetes e shampoos que possuíam química. Com o tempo, nasceu a necessidade de procurar ainda mais produtos naturais, que fossem menos agressivos, não só para o meu marido, mas para as próprias clientes.

Começamos a fazer em casa sabonetes veganos, pois não encontrávamos no mercado nenhum que meu marido pudesse utilizar. Mas, depois que conhecemos a Davines e vimos que seus produtos são biodegradáveis, de excelência e com bases orgânicas, decidimos mudar um pouco nosso direcionamento. Trouxemos a produção de sabonetes veganos para vender no Studio.

Além disso, conhecemos o Programa Beleza Verde, que se encaixa totalmente com a ideia inicial do Studio em reciclar todo o mobiliário e a decoração.

Pensamento Verde: Onde está o coração do salão? Aquele diferencial especial Studio Fernanda Santos?

Fernanda Santos: Assim como nosso Studio tem personalidade única, nossas clientes também têm. Todas são atendidas de modo personalizado sem que sejam tratadas como mais um número no atendimento. Lidamos com pessoas e com a auto estima delas e isso é muito importante e delicado, pois é necessário oferecer uma atenção devida para cada tipo de perfil.

Pensamento Verde: Vimos que vocês são especializados em vários procedimentos, o que é muito legal e extremamente importante para a beleza. Pode nos contar um pouco sobre suas especialidades, cursos, etc?

Fernanda Santos: Minha formação é técnica, sou formada por profissionais europeus, como descrevi anteriormente. Eu ministrava cursos na Itália para profissionais, inclusive, eu e meus parceiros possuímos cursos da Pivot Point e cursos de maquiagem profissional. O último que fiz foi com a Diretora Global da Hourglass, Laura Janes, em um curso particular em Londres, para aperfeiçoar técnicas de maquiagem para festas, fotos, moda, etc.

Cada cliente tem uma ficha de anamnese no qual contém o histórico dela, com colorações, produtos recomendados para uso doméstico e tratamentos a serem feitos no Studio.

Pode-se dizer, que temos 50% dos atendimentos voltados para tratamentos (estéticos, massoterapia, tratamentos com óleos essenciais, tratamentos capilares com a linha Davines e Keune, e 50% coloração), ou seja, a cliente é tratada como um todo, não apenas em uma única coloração, já que para nós, o importante é chegar ao objetivo de cor que a cliente quer, mantendo os fios sempre saudáveis.

Pensamento Verde: Sua clínica se preocupa muito com o meio ambiente e implementa ações em prol da beleza sustentável, inclusive, faz parte do Programa Beleza Verde. Como você inspira sua equipe a fim de serem mais sustentáveis, cuidando do meio ambiente, seja na rotina do salão quanto fora dele?

Fernanda Santos: O Programa ajuda muito a conscientizar tanto os parceiros quanto as clientes, pois elas acabam descobrindo que podem reciclar o que antes não sabiam ser possível.

Peço, que se não tem um local correto para a reciclagem, principalmente, de produtos de beleza e químicos como colorações, esmaltes, sprays de cabelo e desodorantes aerossol, que elas tragam até o nosso espaço para que os produtos possam ter um destino correto.

Porque nem sempre temos a disposição um descarte correto, além disso, a população ainda não tem muitas informações esclarecedoras de como deve ser feita a reciclagem.

Pensamento Verde: Sobre o setor de beleza: como vê a preocupação do setor com o meio ambiente? Na sua opinião, o que precisamos fazer/mudar para alcançar uma beleza plenamente sustentável?

Fernanda Santos: O setor de beleza ainda anda lento nesse sentido, porém, as marcas de beleza já estão se reinventando e o mercado de produtos naturais e cruelty free, estão aumentando a passos largos. Isso por pressões muitas vezes das consumidoras que hoje em dia tem muito mais informações do que antigamente, o que beneficamente acaba pressionando o mercado a se mover.

Pensamento Verde: Por fim, qual conselho você daria aos nossos leitores, a fim de orientá-los de modo que realizem suas rotinas de beleza em casa sem deixar a sustentabilidade de lado?

Fernanda Santos: Procurem por produtos que tenham menos princípios ativos químicos, muitas vezes a diferença entre custo e benefício possui mais benefícios que custos reais.

Vejam se conseguem utilizar produtos com refil, para reutilizar os mesmos frascos. Se não for possível, recicle-os de forma correta.

Qualquer sinal de alergia, não force seu corpo a se “adaptar” com o produto, isso só irá piorar, tente apenas mudar de produto. Vejo clientes que chegam ao Studio com o couro cabeludo rosado da reação a coloração, e elas acham que é normal sentir uma coceira, mas não é normal, pois mudando para colorações sem amônia essas reações desaparecem.

Por fim, deem mais atenção a produtos biodegradáveis, mudem seus shampoos e tratamentos comuns para produtos naturais. Muitas vezes a adaptação não é tão rápida, pois o corpo precisa desintoxicar e pode levar um tempo, mas com paciência você acaba vendo mudanças incríveis que nem sabia ser possível.

Sobre o Studio Fernanda Santos Hair & Beauty

O Studio da Fernanda Santos é inspirado nos locais industriais de Londres, que remetem a ambientes sustentáveis com o uso de materiais reutilizáveis e recicláveis. Seu espaço é todo sustentável, e seus produtos e serviços oferecem excelência, qualidade e respeito ao meio ambiente.