Projeto incentiva lojistas do sul do país a serem mais sustentáveis

179 Visualizações
© Depositphotos.com / Shutter_M Descarte de eletrônicos e coleta seletiva são algumas das ações avaliadas.

Práticas sustentáveis já fazem parte do dia a dia das empresas que desejam ajudar a preservar o meio ambiente e atrair cada vez mais seus clientes. E pensando em reconhecer os esforços dos empresários da região de Porto Alegre, a Câmara de Dirigentes Lojistas, (CDL), criou o projeto Loja Sustentável.

O programa, que já está na quarta edição, vem se firmando como o principal meio de incentivo e premiação à sustentabilidade no setor varejista gaúcho. Entre as ações avaliadas pela CDL estão auxílio a instituições sociais, coleta seletiva, utilização de folhas para rascunho/impressão frente e verso, destinação de eletrônicos, luzes com acionamento automático e programa de gerenciamento de resíduos.

“Em 2014, o programa obteve 44 inscrições, e certificou 30 lojistas participantes. Na edição deste a meta é premiar o mesmo número de lojas”, explica Nilva Bellenzier, vice-presidente de Sustentabilidade e Relações Políticas da CDL de Porto Alegre.

Enquanto algumas lojas possuem ações mais tímidas, que requerem baixo investimento inicial, outras se destacam pela complexidade das ações, provando que a sustentabilidade é uma meta alcançável e que traz benefícios econômicos, ambientais e financeiros tanto para a loja quanto para a sociedade.

A vice-presidente lembra que, de acordo com a Associação Brasileira de Marcas Próprias (Abmapro), o varejo tem um poder muito grande na efetivação da mudança em prol da sustentabilidade, por se tratar da ponta do iceberg de toda a cadeia produtiva. “Assim, por meio da promoção de produtos mais eficientes e menos poluentes, da mobilização da cadeia produtiva e da educação e informação dos seus consumidores, o varejista irá atender ao anseio dos consumidores que buscam produzir menores impactos sociais e ambientais.

As inscrições gratuitas vão até o dia 30 de agosto e podem ser feitas pelo site oficial do projeto. As três melhores empresas classificadas, divididas entre pequenas, médias e grandes, recebem o Troféu Loja Sustentável nas categorias prata (3º lugar), ouro (2º lugar) e diamante (1º lugar).