Pense antes de imprimir!

9.901 views
Papel
Foto: liikennevalo

Uma pesquisa aponta que uma em cada seis páginas impressas vai para o lixo sem que ninguém leia. Os dados, apesar de alarmantes, representam uma realidade muito próxima de nós. Afinal, aprendemos apenas a imprimir e não a pensar antes de imprimir.

Esquecemos que para ter uma folha impressa precisamos de tinta e energia; de árvores desmatadas e de matérias-primas exploradas indiscriminadamente; e de gastos econômicos desnecessários. Talvez esquecemos disso justamente pela correria do dia a dia ou pela comodidade que uma folha impressa nos dá.

Se você possui tablet, leitores de texto e um bom computador, prefira-os à impressão. Esses equipamentos possuem aplicativos para facilitar a leitura – aumentam e reduzem letras e tem opção de marcar texto e fazer comentários.

No entanto, a verdade é que às vezes é inevitável imprimir um documento. Então, quando chegar a hora de mandar um arquivo para a impressora, é bom tomar alguns cuidados para agredir menos o ambiente e o bolso:

• Utilize sempre o modo “Visualizar Impressão”, assim você pode verificar as margens da folha e tamanho da fonte, evitando a reimpressão desordenada por erro;

• Imprima na frente e no verso das folhas. Utilizando todos os lados da folha, você economiza e ajuda o meio ambiente;

• Faça rascunhos. Sabe aquela folha que você imprimiu e não utiliza mais? Corte em quatro e faça um bloquinho de anotações;

• Pense antes de imprimir. Imprima apenas o que for necessário. Não custa ler vez ou outra na tela do computador;

Papel artesanal
Foto: pitile

• Utilize papéis recicláveis. Hoje em dia eles não são muito mais caros que os papéis normais. Então, sempre que puder faça uso desses papéis reutilizados;

• Ao imprimir apresentações de Power Point, imprima a opção folheto com até 6 slides por folha;

• Controle as suas impressões. Graças à tecnologia já podemos contar com softwares de bilhetagem de impressão, que possibilitam o controle dos gastos de impressão e evitam desperdício de papel.