Oito empresas brasileiras são incorporadas ao Índice Dow Jones de Sustentabilidade

1.135 views
Petrobras
Foto: Agência Petrobras.

Banco do Brasil, Bradesco, Cemig, Embraer, Fibria, Itaúsa, Itaú Unibanco e Petrobras são as oito empresas nacionais integradas ao Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) de 2013, que avalia os desempenhos ambientais, econômicos e sociais, atenuação da mudança climática gestão de risco e práticas trabalhistas das organizações.

No total desta edição, 333 corporações de 59 setores da indústria, distribuídas por 59 países, foram incluídas ao DJSI, entretanto, tiveram que passar por inspeções feitas pela RobecoSAM AG, agência especializada em análise financeira e sustentabilidade empresarial, num processo que contou com a auditoria da Deloitte.

Criado em 1990, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade abrange atualmente as estrangeiras Nestlé (Suíça), Volkswagen (Alemanha) e Siemens, também germânica, que obteve a melhor pontuação geral. Entre as brasileiras, destaque para a “caçula” Fibria, fundada em 2009, que atua na área de produção de celulose.

A iniciativa da bolsa de valores de Nova York faz com que pertencer à “elite ecologicamente correta” torne as instituições atraentes a investidores, valoriza ações, favorecendo a economia e incentiva outras empresas a implantarem ações que tornem suas atividades e produtos sustentáveis, auxiliando a conservação da natureza, para também colher os benefícios de figurar entre o DJSI.

DowJones
Foto: petrobras