Jack Johnson dá dicas para evitar o uso de plástico

661 Visualizações
Reprodução / Facebook Cantor é um dos que luta pela preservação ambiental.

Diante de um cenário com o descarte incorreto de materiais ainda é muito grande, algumas ações podem ajudar a mitigar os impactos ambientais dos resíduos. No Havaí, por exemplo, os sacos plásticos foram proibidos. Pensando nisso, o cantor norte-americano Jack Johnson separou dez dicas para evitar o uso do plástico no dia a dia. Confira:

1. Use sacolas reutilizáveis para transportar compras e objetos. Ao contrário do Havaí, os sacos plásticos ainda são utilizados em larga escala em muitos lugares. Ao invés de esperar leis que proíbam o uso, faça a sua parte e leve as sacolas reutilizáveis para suas compras.

2. Prefira garrafas reutilizáveis. Garrafas de água de plástico não são apenas um desperdício, elas também podem ser prejudiciais à sua saúde. Use uma garrafa – canecas e copos também valem – de vidro.

3. Esqueça os potes de plástico. Não desperdice papel filme ou potes de plástico para guardar comidas. Assim como as garrafas de água, eles não fazem bem para a sua quando utilizados no microondas. Prefira recipientes de vidro.

4. Coma comida de verdade. É como voltar à velha escola. Prepare seu próprio almoço e leve-o para o trabalho. Assim, você mantém uma alimentação saudável.

5. Faça compras mais sustentáveis. Procure comprar menos itens com embalagens plásticas. Por exemplo, em vez de comprar carne ou legumes embrulhados em sacos plásticos ou de isopor, pegue a proteína diretamente do açougue e peça para embrulhá-la em papel.

6. Mude o jeito de pedir comida. Quando for pedir comida para viagem em um restaurante ou café, leve seu próprio recipiente de vidro ou de aço inoxidável.

7. Canudos são para crianças. Você acha que realmente precisa de um canudo para tomar a sua bebida? Pense antes de pedir ou mostre ao garçom que você não quer.

8. Livre-se de descartáveis em festas. Coloque pratos, copos e talheres reutilizáveis. Além de serem mais bonitos, você ajudará o meio ambiente.

9. Esqueça o sabonete líquido. Considere o uso de sabonetes em barra e em pó, já que eles vem com menos plástico na embalagem.

10. Promova a sustentabilidade. Junte-se a grupos como Surfrider, 5Gyres e Upstream, Greenpeace e outros tantos que defendem o meio ambiente e os direitos humanos. A responsabilidade é de todos nós e devemos, além de fazer nossa parte, garantir que empresas e governo tomem iniciativas.