Geladeira solidária abastece moradores em situação de rua em Goiânia

428 views
Vanessa Martins/G1 Alimentos ficam disponíveis na Rua 7, no centro da cidade.

Muito se fala que as pessoas estão mais egoístas e não compartilham o que têm com outros indivíduos, principalmente aqueles que mais precisam de atenção, alimentos, moradia etc. O fato é que sempre que atitudes de cidadania ganham as manchetes dos jornais, uma chama de esperança se mantém acessa na vida dos mais necessitados. A boa notícia da vez vem de uma das capitais mais importantes do país, Goiânia.

Na capital do estado do centro-oeste, uma geladeira solidária foi instalada na rua para que as pessoas, restaurantes, bares e comércios em geral, depositem alimentos que seriam normalmente desperdiçados e iriam para o lixo no dia a dia. Assim, moradores de rua ou que residem em condições mínimas podem pegar o que precisam na geladeira solidária. Com isso, ao mesmo tempo é possível oferecer alimentos gratuitos a quem precisa e ainda evitar o desperdício de comida, este último um dos grandes problemas sociais das cidades brasileiras.

A ideia veio do empresário Fernando Barcelos e a geladeira solidária está instalada na Rua 7, bem na região central da capital do Goiás, e onde fica a maior concentração de moradores de rua da cidade. “Estava saindo do trabalho e vi uma mulher com um recém-nascido pedindo comida. Eu dei alimento para eles durante três dias. Em casa, vi na internet que tinham feito isso [colocado geladeira na rua] na Holanda e na Arábia Saudita e resolvi fazer aqui também. Espero que seja a primeira de muitas, que outras pessoas vejam e façam o mesmo em outros lugares”, disse o empresário ao portal G1.