Estudantes implantarão serviço de aluguel de carros elétricos no Rio Grande do Sul em 2014

295 Visualizações
Cezar, Lucas e Gerson.
Cezar Reinbrecht, Lucas de Paris e Gerson Scartezzini. Foto: Arquivo Pessoal

Com um investimento inicial de R$ 3 milhões, a cidade de Porto Alegre (RS) contará com uma rede de aluguel de automóveis elétricos até o final de 2014, porém, não se trata de uma iniciativa governamental, mas sim de três estudantes de pós-graduação. A ideia é de Cezar Reinbrecht, Gerson Scartezzini, respectivamente, alunos de doutorado e mestrado no Instituto de Informática (INF), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Lucas de Paris, mestrando na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para dar início ao projeto, eles criaram a startup MVM Technologies que, a partir de um convênio com a empresa Hiriko, irá importar da Espanha uma frota de 20 carros movidos por eletricidade e disponibilizar nas vias da capital gaúcha, tornando possível implantar o que os acadêmicos chamaram de Sistema Veicular Inteligente (SiVI).

Além de serem 100% elétricos, os modelos são fabricados em formatos dobráveis, reduzindo os espaços necessários para estacioná-los e, visando obter destaque no trânsito do porto-alegrense, terão pinturas em cores chamativas, como verde limão, rosa, amarelo e laranja.

A princípio será possível retirar os veículos somente nos campi Centro e Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, contudo, posteriormente, os transportes poderão ser acessados em outras instituições de ensino e pela população em geral. Atualmente, ainda restam algumas questões jurídicas e acertos com a prefeitura local sobre a concessão de áreas para a instalação de pontos para o aluguel dos carros.

Cezar, Gerson e Lucas ainda não sabem informar quais serão as tarifas do serviço, entretanto, as expectativas são apresentar baixa nos preços conforme a aceitabilidade aumentar. O sistema irá cadastrar o número da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dos motoristas para examinar suas pontuações e oferecerá descontos às pessoas que compartilharem os automóveis.

Procurando otimizar a iniciativa, o trio ainda disponibiliza uma pesquisa na internet para entender as preferências de horário, dias de uso e definição das características do público interessado. Sob o slogan de “Pense verde, pense diferente”, os estudantes almejam construir uma cidade inteligente. “As palavras-chaves que pretendemos colocar nas ruas são: tecnologia verde, utilização consciente e uso compartilhado”, explica Cezar Reinbrecht.

Carro Elétrico
Foto: ufrgs