Entenda a diferença entre vegetarianismo e veganismo

536 Visualizações
Alimento vegetariano
Foto: leitedaterra

O veganismo é um estilo de vida adotado por pessoas em favor dos animais. Os vegans excluem de seu cotidiano qualquer produto com origem animal, incluindo as roupas, alimentos, cosméticos e remédios provenientes de qualquer espécie e de seus derivados, produzidos com algum resíduo ou por meio de pesquisa com bichos.

Os vegetarianos têm um regime alimentar semelhante, que exclui as carnes e derivados, em uma atitude que também visa à proteção dos bichos, porém, em sua maioria, consomem ovos, laticínios e produtos de origem animal.

A diferença entre vegetarianismo e veganismo não está na alimentação, mas na forma como vivem esses dois grupos. Pode-se dizer que todos os veganos são vegetarianos, mas não o contrário.

A causa vegetariana é menos radical: os adeptos consideram crueldade matar para se alimentar, no entanto, muitos vegetarianos escolhem não comer carne por princípios de saúde e religião, que nem sempre estão ligadas à causa vegan. Além disso, não excluem de sua vida produtos feitos com insumos animais, como tecidos e medicamentos. Eles estão divididos em diferentes categorias:

Ovolactovegetarianos – não consomem nenhum tipo de carne, mas comem ovos, leites e laticínios;

Lactovegetarianos – não consomem carnes, ovos e derivados, mas incluem o leite e os laticínios na alimentação;

Ovovegetariano – Consomem ovos, mas excluem os leites, as carnes e seus derivados.

Vegetarianismo estrito – consomem apenas frutas, verduras e legumes, excluindo qualquer carne, derivado e resíduo animal.

Já os vegans acreditam que não comer carne, mas tolerar derivados como queijo e ovos, é uma atitude incoerente, pois o animal da indústria acabará morrendo pelos maus tratos e exploração de suas potencialidades. Para eles, a retirada de leite na vaca, a produção de ovos ou de mel de abelhas feitas em escala industrial prejudicam essas espécies.

Enquanto os vegetarianos consideram cruel matar animais para comer, os vegans vão além: são terminantemente contra explorar os bichos para ter uma vida mais confortável.

Alimentos orgânicos
Foto: sdr.rs

Veganos não usam roupas e sapatos feitos de lã, de seda ou de couro. Eles também não trabalham em locais que haja exploração, venda ou qualquer tipo de diversão com animais, como circos, parques, rodeios, pet shops e restaurantes que vendem carnes.

Além disso, não utilizam cosméticos ou remédios feitos com resíduos de bichos como xampus e maquiagens com mel, cera de abelhas ou glicerina animal, tutano de boi, leite ou corante carmim cochonilha, entre outros diversos insumos.