Cidade do México vai transformar sua principal avenida em área verde

528 views
Reprodução Inauguração está marcada para 2017.

É cada vez mais comum encontrarmos iniciativas ecologicamente corretas pelas ruas e avenidas de grandes centros urbanos. Isso porque, com o desenvolvimento sustentável sempre em pauta nas agendas globais, a sociedade e os governos têm se mobilizado para tornarem mais verdes.

A Europa tem se mostrado pioneira em muitas iniciativas, como na proibição de carros em Paris, o uso de tecnologias LED nos semáforos em Lisboa entre outros. Mas agora chegou a vez da América Latina se mostrar à frente das inovações sustentáveis.

A Cidade do México decidiu fechar ao tráfego uma das suas mais movimentadas avenidas, a Chapultepec. A ideia é transformar uma parte do asfalto em um espaço verde para pedestres e bicicletas.

Localizada no centro, a avenida faz parte da história do país, sendo datada de, pelo menos, 1532. A região conta, ainda, com um aqueduto, construído no século XVIII para levar água até a cidade.

Ao todo, cerca de 1,3 km serão transformados no espaço verde. A prefeitura espera que, assim, a qualidade de vida dos moradores e dos transeuntes da região melhore gradativamente. Além da liberdade para ir e vir, o local contará com encontros, shows e apresentações.

Como funcionará?

Uma praça será criada ao longo do centro da avenida, fazendo com que as faixas sejam remanejadas para os lados. Haverá também faixas novas para carros, bicicletas, skates, patins e cadeiras de rodas.

Para garantir a segurança e reduzir o risco de acidentes, serão instaladas várias passarelas para que os pedestres possam atravessar ao longo do percurso.

As plantas serão irrigadas através de água da chuva reciclada e células solares fotovoltaicas serão utilizadas para gerar eletricidade. A inauguração do projeto está prevista para acontecer em 2017.