Bike Point: Um agrado para ciclistas e incentivo ao uso de bicicletas

915 views
Andar de bicicleta
Foto: promoview

De casa ao trabalho, para faculdade ou até mesmo para um simples passeio, as bicicletas viraram meio de transporte para muitas pessoas em várias cidades do mundo. Esse aumento no número de ciclista é tão grande que alguns estabelecimentos comerciais de São Paulo tiveram uma ideia extraordinária. Como forma de incentivo ao uso de bicicletas, criaram o “Bike Point”, que são “pontos” onde os ciclistas podem guardar as suas bicicletas em estacionamentos seguros, ganham água para se refrescar depois das pedaladas, entre outras vantagens.

Os estabelecimentos amigos dos ciclistas oferecem alguns “agrados” para estes clientes especiais, que pensam na preservação do meio ambiente e cuidam de sua saúde. Um suco para acompanhar o almoço, um bom desconto ou uma sobremesa, para quem chegou ao estabelecimento de bike é uma das formas de incentivo.

No Bistrô Le Repas em Pinheiros, por exemplo, água fresca com hortelã, salada e entrada preparada pela chefe de cozinha também são cortesia para os ciclistas, que ainda contam com um paraciclo para deixar as bicicletas em segurança. Já no Chácara Santa Cecília, também em pinheiros, o biker vai encontrar 10% de desconto. Sem sair do bairro você também pode encontrar o Pirajá, que oferece um mate gelado para refrescar o ciclista.

Bistrô Le Repas
Bistrô Le Repas. Foto: ciclomidia

Outros bares oferecem serviços personalizados, como o bar e bicicletaria Las Magrelas, na Vila Madalena; e o Aro 27 Bike Café, em Pinheiros. O Aro 27 possui oficina para reparos, acessórios para ciclistas, bicicletário e vestiário com chuveiro, toalha e secador, além de um cardápio bem variado com 5% de desconto pra quem chegar de bicicleta. O Las Magrelas também possui oficina e loja de acessórios, showroom de bicicleta e bancos de pneu para os que preferirem sentar na calçada, exposição de fotografias e Wi-fi grátis.

Las Magrelas
Las Magrelas. Foto: blogsestadao

Para encontrar mais lugares que são amigos dos ciclistas, você pode consultar no site colaborativo BikeIT!, que tem uma relação de estabelecimentos de São Paulo que oferecem produtos e serviços para os bikes.

Outro projeto interessante para os ciclistas é o Bike Sampa, que disponibiliza bicicletas gratuitamente para que as pessoas se locomovam entre as estações de metrô, uma alternativa de transporte sustentável que não polui a atmosfera e é muito fácil de utilizar. Você pode retirar a sua bicicleta em estações inteligentes, que são conectadas a uma central de operações wi-fi, alimentadas por energia solar, onde é preciso realizar um cadastro. O cidadão poderá devolver o veículo na mesma estação ou em outra interligada. O projeto visa, além de combater a poluição, diminuir o sedentarismo, reduzir o trânsito na cidade e promover a responsabilidade social nas pessoas.