Aprenda a calcular a pegada de carbono do seu armário

221 views

Brechó norte-americano lançou uma ferramenta online que permite calcular a pegada ecológica do guarda-roupa

Quase todas as nossas ações provocam emissões de gases do efeito estufa (GEEs). Sabemos que o desmatamento e o uso de transportes são duas atividades que contribuem muito para as emissões, mas existem outras ações, bem mais simples e corriqueiras, que também colaboram para isso.

Comprar roupas e sapatos é uma delas. Quando vai a uma loja buscar novidades, ninguém pensa que a produção e venda de uma inofensiva calça jeans pode gerar emissões de carbono mais nocivas do que as produzidas pelas indústrias de aviação e transporte marítimo juntas!

Pensando nisso, a loja thredUP, que é um dos maiores brechós dos Estados Unidos, se uniu à empresa Green Story para criar uma Calculadora de Pegada Ecológica de Moda. A ferramenta permite que o usuário tenha uma ideia da pegada de carbono do seu guarda-roupa, bem como de seus hábitos de consumo.

O brechó decidiu criar esta calculadora após realizar uma pesquisa com mil mulheres sobre os hábitos de compras de roupas e 92% delas disseram que gostariam de comprar de maneira mais sustentável este ano, porém, duas em cada três entrevistadas não sabiam o que fazer para reduzir o impacto negativo.

A vantagem do reúso

Embora o mercado de roupas fabricadas de forma ética e sustentável venha crescendo, o seu valor ainda é elevado, se comparado às confecções convencionais. Por isso, uma alternativa viável e extremamente sustentável que muitas pessoas vêm aderindo é o das roupas de segunda mão. Mesmo que muitos busquem esses produtos motivados pelos preços baixos e achados exclusivos, involuntariamente esse público acaba contribuindo (e muito) para o meio ambiente.

De acordo com a ONU Meio Ambiente, ao avaliar o ciclo de produção de uma calça jeans, podemos compreender melhor os impactos da fabricação deste produto para o planeta. Para fazer uma calça, por exemplo, são necessários quase quatro mil litros de água. Além disso, o processo equivale a uma emissão de 33,4 kg de carbono — o mesmo valor estimado para uma viagem de carro de 111 km ou para uma TV de tela grande ligada por 264 horas.

Dados semelhantes se aplicam a camisetas, blusas, saias, sapatos e outras peças do vestuário. Estima-se que as indústrias de vestimentas e calçados do mundo todo sejam responsáveis por 8% das emissões de gases do efeito estufa.

Por isso, através da ampliação da vida útil de uma roupa, vendendo ou comprando em um brechó, é possível evitar que todos os recursos investidos para a produção desses itens sejam desperdiçados.

Agora, da próxima vez que você pensar em renovar o seu guarda-roupa, visite um brechó. Além da oportunidade de encontrar peças exclusivas gastando menos, você ainda alivia a sua pegada de carbono.