Uruguai inaugura a primeira escola sustentável da América Latina

672 views
Una Escuela Sustentable/ Earthship Para a construção da escola foram utilizados pneus, garrafas de vidro, papelão e latas de alumínio.

Michael Reynolds, um arquiteto norte-americano, é responsável pela inauguração de um projeto sustentável que promete revolucionar o setor da “bioconstrução civil”. Trata-se da criação da primeira escola pública na América Latina construída com base proveniente de materiais recicláveis, inaugurada no Uruguai.

A Ecoescola Sustentável, nome dado à nova instituição, é um projeto criado com o objetivo de empregar toneladas de materiais recicláveis, reaproveitando-os na construção de uma escola pública e tornando-os acessíveis à comunidade na educação. O prédio foi erguido com a ajuda de 200 voluntários de 30 países diferentes, interessados em conhecer melhor os conceitos da bioarquitetura.

Una Escuela Sustentable/ Earthship Construção contou com a colaboração de 200 voluntários de 30 países.

Com uma estrutura que comporta cerca de 500 pessoas, a nova escola conta com uma área de 270m² e iniciou suas primeiras atividades em 2014. Atualmente, atende um total de 45 alunos da comunidade de Jaureguiberry, interior do Uruguai, onde fica localizada.

O edifício, construído com o auxílio de dois mil pneus, cinco mil garrafas de vidro, dois mil metros quadrados de papelão e oito mil latas de alumínio, conta ainda com um sistema captação de energia solar e eólica.

Fundador da Earthship Biocuture, projeto que prevê a bioconstrução de casas em alguns países, Michael Reynolds explica que a iniciativa da Ecoescola sustentável visa beneficiar até 100 novos alunos, através de uma metodologia de ensino baseada nos cuidados com o meio ambiente, a natureza e o uso racional dos recursos naturais.

A Tagma, uma Organização Não-Governamental focada no setor, é a responsável pelo financiamento da nova escola. Para saber mais informações sobre o projeto, acesse o link.

Confira abaixo o vídeo institucional da Ecoescola Sustentável: