Certificações Ambientais: Entenda a importância da certificação Aqua

2.481 views
vanzolini Selo do Processo AQUA.

Em tempos onde o desenvolvimento sustentável e a preocupação com a qualidade de vida estão sendo comumente discutidas pela sociedade, diversas empresas dos mais variados setores econômicos procuram se adequar às novas exigências de mercado. Essa procura pela sustentabilidade e qualidade de vida, devido a sua especificidade, acaba por criar um nicho de mercado, que nos últimos anos tem se projetado de forma importante na construção de uma nova visão social.

Por meio da conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente, foram criados certificados e selos ambientais que atestam a responsabilidade da empresa ou produto em relação à sustentabilidade e sua preocupação com a qualidade de vida de seus clientes. Nesse sentido, existem diversos selos e certificados, cada um buscando um público e uma demanda específica. Existem selos que verificam questões sociais, outros que certificam os produtos que respeitam as normas ambientais, e mais recentemente, a construção civil tem sido palco dessas exigências.

É o caso do Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), lançado em abril de 2008 e conferido pela Fundação Vanzolini. O AQUA auxilia no planejamento e certifica edifícios de escritórios, projetos hoteleiros e habitacionais. A certificação garante que a construção é sustentável e economizará recursos (como água e energia), além de garantir o bem-estar do morador, das pessoas que frequentam o prédio e da comunidade ao redor.

O Processo AQUA foi baseado na experiência francesa com o HQE – um certificado específico para questões ambientais relacionadas à construção civil no país – que desde 1990 auxilia na construção de habitações com alta qualidade ambiental na França. Porém, foi adaptado à realidade brasileira, atendendo as necessidades legislativas, climáticas e de fonte de energia do país. Para a obtenção do certificado é necessário o controle total do projeto, atendendo a 14 critérios que vão desde a elaboração e início da obra, até a sua finalização e manutenção. Nesses critérios são abordadas as questões relacionadas ao ambiente, conforto, saúde e até mesmo a exigência de um emprego formal para os envolvidos na construção civil.

Com clientes cada vez mais conscientes das discussões sociais e ambientais, o Processo AQUA garante à construção civil seu espaço no novo mercado de consumo responsável, necessário para a manutenção da qualidade da vida em sociedade.