Artista cria insetos reaproveitando lixo eletrônico

716 Visualizações
Reprodução / Facebook Julie Alice Chappell é especialista em transformar materiais que iriam para o lixo em belas obras de arte.

Julie Alice Chappell é uma artista que vive em Portsmouth, no Reino Unido. Ela cria belas esculturas em miniatura de insetos usando placas de circuitos encontrados no interior de materiais eletrônicos descartados.

Seu projeto começou há alguns anos, quando teve acesso a uma grande caixa cheia de pequenos componentes eletrônicos de uma fundação de Portsmouth que recebe itens descartados por várias empresas. Sob o olhar inspirado da artista, logo os componentes ganharam patinhas, olhos, asas, membros e se transformaram em pequenas esculturas.

Chappell tem formação em belas artes e, desde a graduação, se envolve em projetos que relacionam arte e meio ambiente. Agora, com sua linda séria de miniaturas, a artista espera chamar a atenção da população para a importância da consciência ambiental e do reúso de objetos que antes eram considerados apenas lixo.

A artista acredita que seu trabalho tem um alto potencial estético sem abrir mão do discurso político-social que ele carrega. Além disso, Chappell afirmou ao site My Modern Met que sua prática artística envolve quebrar os materiais preexistentes, reinterpretando-os e oferecendo-lhes uma nova forma com novo propósito, criando algo bonito, lunático e precioso.

Confira algumas das obras de Chappell a seguir:

Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook