Casa-jardim é criada por arquiteto japonês

1.070 views
Imagem: Reprodução / Living Design O projeto traz um jardim para cada espaço da estreita construção.

Aliando inovação e sustentabilidade em seu mais novo projeto, intitulado House & Garden, o arquiteto japonês Ryue Nishizawa criou uma casa-jardim que mais parece um imenso jardim vertical.

Apesar do terreno demasiadamente estreito (apenas quatro metros de largura) e das condições adversas de Tóquio para o tipo de ecossistema implementado no ambicioso trabalho, a residência verde de Nishizawa é um verdadeiro exemplo de consciência ambiental.

Completamente ornamentada por vasos com diferentes tipos de plantas, a casa-jardim de Tóquio não tem paredes: suas divisões são feitas de imensas placas de vidro e cortinas de tecidos. Ela também não possui fachada exterior e os seus quatro andares são ligados por uma única escada central.

No térreo estão localizadas a sala de estar e a cozinha, no primeiro andar está o primeiro quarto, no segundo andar está o banheiro e depois vem outro quarto. Na cobertura existe ainda um terraço com um pequeno quarto extra que pode servir tanto como depósito como quarto de hóspedes.

Com muitos espaços livres, a residência também recebe muita claridade solar, beneficiando não somente os jardins – presentes em todos os andares da casa – mas também quem está lá dentro.

Refúgio perfeito para os amantes da natureza e para quem procura um local calmo para relaxar, o projeto tem chamado a atenção e inspirado várias outras iniciativas com temática semelhante, pois a estrutura contrasta com a metrópole em expansão e se destaca como um lembrete de que a densidade urbana não tem que significar o sacrifício do ar puro e dos espaços abertos.

Confira algumas imagens do projeto:

Imagem: Reprodução / Living Design O terreno fica em meio aos grandes prédios de Tóquio.
Imagem: Reprodução / Living Design A casa foi mobiliada de acordo com a arquitetura japonesa minimalista.
Imagem: Reprodução / Living Design Os pisos são separados por lajes de concreto com recortes circulares para uma escada central.
Imagem: Reprodução / Living Design O grande diferencial do espaço é a presença de vasos de plantas em todos os cômodos.