Ibama devolve à natureza animais apreendidos no Rio de Janeiro

465 views
Ibama Todos os animais foram apreendidos ou entregues de forma voluntária.

Duzentos e oitenta e seis animais silvestres vão poder sentir de novo a liberdade da qual foram privados. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com ajuda da Marinha, vai devolver à natureza animais apreendidos em cativeiros ilegais do Rio de Janeiro.

Para voltarem aos seus habitats, os 274 jabutis, 11 pássaros e uma iguana passaram por processo de reabilitação, no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Rio de Janeiro, de acordo com cada necessidade, que incluiu exames clínicos e marcação individual para futura identificação e constante monitoramento.

As espécies foram apreendidas em operações contra o tráfico, resgatadas ou entregues de forma voluntária e serão soltas em área protegida na região de ocorrência, em Porto Seguro, no sul da Bahia.

Tráfico de animais

A maior parte dos animais apreendidos pelo Ibama são oriundos da comercialização ilegal. “Muitos animais retirados das matas do Norte e Nordeste são levados ilegalmente para o Sudeste. O tráfico só ocorre porque existem compradores. É importante conscientizar as pessoas para que não comprem animais de origem ilegal”, diz a analista ambiental Taciana Sherlock, do Núcleo de Biodiversidade.

Segundo o Núcleo da Biodiversidade, as espécies de maior ocorrência são pássaros, quelônios (espécies de tartarugas) e primatas.