Conheça o Lóris e saiba por que ele é um animal ameaçado de extinção

8.564 views
gazetadopovo Lóris.

Ele tem um pelo curto e sedoso, olhos grandes e se parece com um bichinho de pelúcia. Esta é a descrição do Lóris, um tipo de primata que é encontrado apenas na Ásia. O que nem todos sabem é que o animal, mesmo com uma aparência tão amigável, é venenoso e pode matar um homem com apenas uma mordida.

De hábitos noturnos, o Lóris caminha delicadamente sobre galhos das regiões de floresta onde vive. Sua discrição tem a função de evitar a atenção de possíveis predadores. Esses bichinhos pouco podem, porém, com a popularidade conseguida através de vídeos que, postados em sites como o Youtube, acabaram criando para eles a fama de animal “fofo” e “querido”, perfeito para ser domesticado. O resultado é a valorização do Lóris no tráfico internacional de animais, fator que juntamente com a destruição de alguns de seus habitats levou a espécie a uma situação de ameaça de extinção.

Para evitar que o veneno dos Lóris ameace os seus possíveis donos, os traficantes realizam operações de extração de dentes que, sem nenhum tipo de cuidado, acabam levando muitos desses animais à morte. Mesmo quando sobrevivem a esta provação, vários Lóris acabam ficando cegos por serem expostos por seus donos à luz solar excessiva, o que vai completamente contra sua a natureza noturna.

A preservação desta espécie tem movimentado uma série de centros de pesquisa ao redor do mundo e até a Wikipédia criou uma página especial em prol de sua conservação. Em 2012 a pesquisadora Anna Nerkis, da universidade de Oxford, produziu um documentário chamado Jungle Gremlins of Java mostrando cenas de Lóris em mercados ilegais na Indonésia, onde eles podem ser comprados por US$ 25. Quando chegam a lugares onde são populares como animais de estimação, como a Rússia ou o Japão, o preço pode chegar a US$ 2.500. Nerkis criou ainda o projeto The Little Fireface Project, voltado especialmente à preservação dos Lóris.

Lóris.