Dia Mundial Sem Carro: você vai participar?

259 views
iStockphoto.com / monkeybusinessimages Cidades brasileiras vão promover eventos para incentivar as pessoas a usarem transportes menos poluentes.

A poluição provocada pela fumaça dos carros é um problema que interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas e na sobrevivência de vários ecossistemas. Também agrava a questão do aquecimento global, por conta de toneladas e mais toneladas de gases tóxicos (principalmente gás carbônico, o CO2) que são despejados na atmosfera a partir dos escapamentos dos veículos. E não é de hoje que governos e organizações ambientais têm trabalhado em conjunto para promover iniciativas que busquem uma solução adequada para a sociedade, sendo uma delas bem conhecida em todo o mundo: o Dia Mundial Sem Carro.

O dia 22 de setembro foi o escolhido para alertar a população mundial sobre os perigos da poluição ambiental provocada pelos veículos, sendo Paris a primeira grande cidade a receber o evento, em 1997. Desde então, várias outras capitais europeias passaram a celebrar a data e com cada vez mais adeptos. No Brasil, o dia mundial sem carro estreou em 2001 e vem ganhando força, inclusive com outras ações que incentivam o uso de bicicleta e melhorias de mobilidade urbana nas grandes cidades.

Em 2015, mais um dia mundial sem carro se aproxima e com ele mais um momento de conscientização das pessoas sobre a necessidade de construirmos uma sociedade menos dependente de carro. No Brasil, onde quase um carro novo é colocado nas ruas por município, o número é impressionante: 5.561 cidades brasileiras e 5.441 veículos novos/dia.

Neste ano, alguns eventos estão programados para reforçar ainda mais mensagem. Confira a programação em algumas capitais brasileiras e compartilhe com a gente a movimentação em sua cidade durante o Dia Mundial Sem Carro:

Salvador/BA
20/09 – 15h – Canteiro central da Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho, recebe oficina de cartazes e faixas informativas sobre a “Bicicletada Massa Crítica” que acontecerá dois dias depois.
22/09 – 17h30 – Os ciclistas participantes da “Bicicletada Massa Crítica” iniciarão o trajeto pelas ruas e avenidas mais movimentadas da capital baiana.
Local: Saída do Dique ao Farol da Barra.
23/09 – 14h – Será entregue um protocolo do abaixo-assinado que pede 15% do FUNDURBS (Fundo de Desenvolvimento Urbano) para investimentos no sistema cicloviário em Salvador.
Local: Câmera Municipal ao Vereador Everaldo Augusto.

Curitiba / PR
22/09 – Marcha das 2015 bicicletas
Horário: 18h
Local: Saída da Praça Santos Andrade, percorrendo as ruas centrais de Curitiba. O evento é uma das ações de setembro, o mês das bicicletas na capital.

Búzios/RJ
22/09 – Bike Night irá reunir ciclistas que protestam pela construção de ciclovia em Armação dos Búzios.
Horário: 19h
Local/Trajeto: Pórtico à Praça Santos Dumont

Aracaju / SE
27/09 – III Passeio Ciclístico Pedalando sem Barreiras
Horário: 7h30
Local: concentração na Mirante da 13 de Julho. O passeio integra o evento Aracaju Acessível e termina no Museu da Gente Sergipana, com músicas regionais, carro de som divulgando o evento, tradução simultânea na  Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescritas. Inscrições no link.

Porto Alegre / RS
22/09 – Bicicletada do Dia Mundial sem Carro
Horário: 20h
Local: Rótula das Cuias

Brasília/DF
22/09 – Na capital federal, o Cine Bike-in vai promover uma sessão de cinema ao ar livre com ciclistas, justamente para reforçar a importância do Dia Mundial Sem Carro. Os participantes se concentrarão na Plataforma Superior da Rodoviária de Brasília e partirão em conjunto ao Drive-in onde será exibido (20h) o filme “A Grande Volta” (2012 – Laurent Tuel) que conta a história de um homem apaixonado pelo Tour de France. Será cobrada entrada de R$ 10 por pessoa e R$ 5 para quem for de bicicleta.
Horário: 18h
Local/Trajeto: Plataforma Superior da Rodoviária de Brasília ao Cine Bike In.

Goiânia/GO
22/09 – A pedalada anual na capital de Goiás contará com a participação dos grupos: Bruta do Pedal, Diretoria Pedal, Galera do Pedal, Mantegas no Pedal, Pedal Cobras, Pedal do Cerrado, Seriema Pedal, Pedal Tamandaré, Pedal e Lama, BrutoD+, É Nozes no Pedal, Loucos por Trilhas, Os Goiabas, Pedal de Aço, Pedal Elite e Pedaleychans.
Horário: 20h
Local: Praça T-23 (colégio WR)