Dia Mundial da Limpeza acontece neste sábado, dia 21

33 Visualizações

Ação reúne voluntários no mundo inteiro com um objetivo em comum: ajudar na limpeza de ruas, praias, parques e praças

Neste sábado acontece o Dia Mundial da Limpeza, ou World Clean Up Day, uma data considerada a maior ação cívica da história, que já reuniu milhares de voluntários mobilizados para a limpeza de cidades, bairros e parques com o objetivo de chamar atenção para causa.

O programa é realizado em 158 países (estando presente em 22 cidades brasileiras) e já contribuiu para retirar do meio ambiente mais de 3 mil toneladas de lixo. No ano passado, essa iniciativa global engajou mais de 18 milhões de pessoas em mais de 150 países, unindo forças para limpar nossas praias, praças, parques e cidades, além de conscientizar a população para o descarte adequado dos resíduos.

Como começou?

Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação de “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!” (www.letsdoitworld.org), que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelos quatro cantos do planeta, fazendo com que o movimento se tornasse a maior organização do gênero no mundo.

No Brasil, o movimento Let’s do It! iniciou em 2011 pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do It! (www.limpabrasil.org), e em 2018 todos os países se uniram para a realização da primeira edição do World Cleanup Day (www.worldclenupday.org). No Brasil o Dia Mundial da Limpeza (www.diamundialdalimpeza.com.br) conta com a mobilização nacional pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do it! e pela Teoria Verde (www.teoriaverde.com.br).

Se você também deseja fazer parte dessa iniciativa, encontre aqui um grupo e participe!