Concurso de fotografias destaca belezas naturais do Pantanal e Bacia do Alto Paraguai

64 Visualizações

Aberto a brasileiros, bolivianos e paraguaios, concurso visa conscientizar sobre a necessidade de preservação desse importante bioma

O WWF-Brasil lançou um concurso de fotografias que visa valorizar as paisagens, biodiversidade e o turismo em Áreas Protegidas, públicas ou privadas do Pantanal, assim como de toda a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai.

Podem participar qualquer pessoa residente no Brasil, Bolívia e Paraguai, países situados em uma das mais belas paisagens da América do Sul, a transfronteiriça Bacia do Alto Paraguai, que ocupa uma área de 624.320 km2 entre Brasil (62%), Bolívia (20%) e Paraguai (18%).

Esta região conta com recursos hidrológicos importantes para o abastecimento de aproximadamente três milhões de pessoas que vivem nas cidades desta localidade. No centro dessa bacia fica o Pantanal, uma das maiores áreas úmidas continentais do planeta e bioma considerado Patrimônio Nacional e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera. Quase cinco mil espécies de plantas e animais vivem no Pantanal, que é um dos principais abrigos para espécies altamente ameaçadas, como: a onça-pintada, a ariranha, o tatu-canastra, o tamanduá-bandeira, o cervo-do-pantanal e o lobo-guará.

Como participar?

As inscrições vão até 11 de novembro e devem ser feitas pelo site http://concurso.wwf.org.br. Para participar é só preencher a ficha de inscrição e fazer o upload de até cinco imagens, coloridas ou em preto e branco, entre 3 e 12 MB com resolução preferencial de 300 dpi.

As fotos precisam obrigatoriamente terem sido feitas em Áreas Protegidas do Pantanal e ou da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai no Brasil, Bolívia ou Paraguai, abordando temas como as paisagens naturais, a biodiversidade (fauna e flora), o turismo e a interação entre ser humano e natureza nessas áreas protegidas, sejam elas públicas ou privadas. É necessário também preencher nome e localização da área protegida onde a imagem foi registrada e fazer uma breve descrição da fotografia e da motivação em registrar o momento. Os participantes devem ter mais de 18 anos.

Serão duas fases de votação, sendo a última aberta ao público. O primeiro colocado ganhará uma Câmera Sony Alpha A6400 Mirrorless com Lente 16-50mm; o segundo colocado ganhará uma câmera Gopro Hero 7 Black + Cartão 32GB sandisk extreme; o terceiro colocado ganhará um Kit Tripé Manfrotto MK190XPRO3-3W com cabeça 3-WAY pan/tilt.

Crédito da imagem: Copyright © Staffan Widstrand, All Rights Reserved