dukeenergybr Ação da Duke Energy.

A Duke Energy, uma empresa americana do setor energético, vem recebendo destaque pelo desenvolvimento do projeto “Circuito de Educação Ambiental”. A iniciativa tem como objetivo disponibilizar um espaço de fácil acesso aos visitantes, de forma a sensibilizá-los para as questões ecológicas, com foco na demonstração da participação de cada um no cenário ambiental atual. Devido à ação, a companhia recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.

Como inicio, o projeto teve a prospecção de áreas aptas a receberem os investimentos, onde os critérios utilizados para definição se pautaram na região que absorveria o maior número de pessoas ligadas às atividades desenvolvidas pela empresa, na região onde a população já possuía certa identidade com as questões ambientais, pois como se tratava de uma iniciativa pouco usual, aumentaria as possibilidades de sucesso e serviria como exemplo para sensibilizar outras regiões a adotá-las e, por fim, o interesse demonstrado pelo poder público para parceria.

A partir do momento em que se definiu o local, o projeto passou pela fase de planejamento que consistiu na identificação das principais necessidades e na definição das ações. Com isso, foram desenvolvidas as seguintes ações: a adequação de um prédio administrativo, de forma que o mesmo foi dividido em duas partes, sendo uma para continuar a exercer sua função e a outra para abrigar um centro receptivo aos visitantes; a instalação de uma trilha na floresta existente; a confecção e instalação de placas e folders; reformas; e a capacitação dos voluntários como monitores.

Neste centro receptivo foram instalados painéis temáticos (colonização local, fauna, flora, clima, solo e água), sala de interação e cinema, onde a parte interativa contou com uma atração onde o visitante entra em uma floresta digital e árvores surgem de seu avatar. O cinema mostra um vídeo que conta a colonização local, associando à situação ambiental atual a forma como ocorreu a ocupação, além de trazer informações sobre a formação dos solos e as sensações que cada um pode buscar em ambientes naturais.

Empresa: Duke Energy

Case: “Circuito de Educação Ambiental”

Responsável: Antônio Americo Mazzocco Junior

Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.