Fonte: Tim Green/Flickr A necessidade de tornar-se autossuficiente surgiu durante a guerra.

Vem de uma pequena cidade inglesa chamada Todmordem um ótimo exemplo de como é possível ter sucesso na produção local de alimentos. Tudo se baseia em um conceito intitulado “Incredible Edible” (Alimentos Incríveis), no qual as próprias pessoas da cidade investem na produção em alimentos de vários tipos. A cidade possui apenas 15 mil habitantes, porém os objetivos são grandiosos, a meta é alcançar a autossuficiência em 2018.

Este compromisso surgiu ainda na primeira metade do século passado, quando a Europa se viu mergulhada em uma crise geral devido às guerras mundiais que assolaram quase todos os países, inclusive o Reino Unido. Foi neste momento que os moradores de Todmordem decidiram que a própria terra seria a responsável por prover os alimentos necessários para a comunidade local. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a recuperação financeira da Inglaterra, os moradores se reuniram, aprimoraram métodos de trabalho e resolveram seguir com o modelo. De acordo com a definição dada no site do projeto, “é um jeito diferente de olhar a vida, com ideias sustentáveis, criando oportunidades e incluindo a comunidade”.

Fonte: Reprodução Toda a comunidade é estimulada a participar do projeto.

Como funciona o Incredible Edible?

Para que tudo funcionasse perfeitamente até hoje, o município realiza vários projetos. Um deles, e talvez o mais importante, é o incentivo às novas gerações para garantir o futuro do Incredible Edible. As escolas da cidade contam com hortas onde os alunos têm as primeiras aulas de cultivo de alimentos. No ensino médio, por exemplo, este trabalho é feito através de aquaponia que permite também a criação de peixes para consumo das famílias locais.

Existem também hortas comunitárias, como os Jardins de Ervas, em áreas públicas para que qualquer morador possa realizar o cultivo voluntário e abastecer a cidade. Neste caso, tudo que é plantado em locais indicados é de uso comum e todas as pessoas podem colher a qualquer momento. Os moradores de Todmordem levam este conceito tão a sério que até mesmo um pequeno espaço disponível é considerado apto para o plantio.

Reprodução As escolas estimulam o envolvimento das crianças.

Também vale a pena mencionar a iniciativa “Cada ovo conta” na qual um órgão municipal indica onde estão localizados os produtores de ovos, incentivando assim a criação de galinhas e garantindo que a demanda seja suprida para todos os moradores da cidade. Quem produz animais de grande porte também participa do projeto.

Incredible Edible, uma ideia que cresce a cada dia

Dizem que quando uma ideia é boa, ela logo se espalha… Com o Incredible Edible não é diferente. Outas cidades de vários países têm adotado o bom exemplo dos moradores de Todmordem em seus respectivos municípios.

Para deixar tudo mais fácil, o site do projeto traz dicas para que a ideia dê certo em qualquer lugar, com diretrizes para que o plantio ocorra com mais tranquilidade e ainda receitas de pratos que podem ser feitos com os alimentos colhidos. Na página também é possível encontrar mapas que revelam onde estão os produtores de leite, ervas, carne e ovos, as hortas, entre vários outros pontos.

Reprodução
Reprodução
Reprodução