A demanda por produtos que promovem benefícios ao meio ambiente está em ascensão no Brasil, indicando uma crescente conscientização entre os consumidores em relação a escolhas mais sustentáveis. De acordo com a mais recente edição do estudo “Tendências de Consumo Online com Impacto Positivo”, que analisou dados de usuários do Mercado Livre em países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai entre abril de 2022 e março de 2023, o consumo desses produtos cresceu 40% no Brasil. Esse aumento superou a média latino-americana de 30%.

No contexto nacional, foram adquiridos 4,2 milhões de produtos com impacto positivo, representando 55% do total desses itens vendidos em toda a América Latina. O interesse dos consumidores brasileiros por esses produtos aumentou 29% em relação à pesquisa anterior, enquanto na América Latina, o crescimento foi de 27%.

A tendência está gerando lucros significativos para empreendedores nesse segmento. Em toda a América Latina, houve um aumento de 8% no número de marcas e empresários que comercializam produtos sustentáveis, ultrapassando a marca de 57 mil na região. Desses, 37% estão sediados no Brasil, onde o crescimento foi ainda mais expressivo, chegando a 15% em comparação com o último levantamento.

Entre os produtos mais buscados pelos usuários na América Latina destacam-se bicicletas, filtros de água, garrafas térmicas, painéis solares, ar condicionado, coletores menstruais, fraldas ecológicas, calcinhas menstruais e cápsulas reutilizáveis.

No Brasil, bicicletas lideraram as vendas, seguidas por purificadores de água, garrafas reutilizáveis, micro-ondas de alta eficiência energética e leites vegetais. A procura por fraldas reutilizáveis aumentou impressionantes 190% em relação ao ano anterior, destacando-se como um item na categoria de “cuidados pessoais com impacto positivo”, que registra mais de 220 compras diárias no país. Dentro dessa categoria, os absorventes laváveis mantêm a liderança de preferência pelo terceiro ano consecutivo.

Outra tendência notável é a categoria “Moda com Impacto Positivo”, que vem ganhando popularidade entre os usuários, apresentando um crescimento de 13% em relação ao período anterior. Nos últimos dois anos, a venda de itens nessa categoria teve um aumento de 210%. A categoria “Alimentação Consciente” também se destaca, com um aumento notável nas buscas nos últimos meses, registrando um crescimento de 130%.

Uma pesquisa adicional realizada em abril deste ano mostrou que a Geração Z apresentou um aumento de 50% no interesse em comprar produtos sustentáveis, indicando o maior crescimento de interesse nessa categoria em comparação aos dados de 2022. No entanto, os millennials ainda representam a geração que mais consome esses produtos, correspondendo a 40% dos compradores. No âmbito da alimentação consciente, a Geração Baby Boomer apresentou uma frequência de compra 15% maior do que a média.

Sete em cada dez pessoas pesquisadas concordaram que suas decisões de compra podem ter um impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades. De acordo com a pesquisa, os compradores priorizam a durabilidade dos produtos, a preocupação com a biodiversidade e embalagens recicladas, recicláveis ou compostáveis.

Como um estímulo adicional, o Mercado Livre lançará uma nova edição da campanha “EcoWeek”, que tem como objetivo aumentar a visibilidade dos empreendedores no comércio eletrônico. A ação ocorrerá entre os dias 14 e 20 de agosto, oferecendo descontos de até 40% em produtos sustentáveis adquiridos na plataforma. A empresa destaca que essa iniciativa é pioneira no varejo online global e será realizada simultaneamente em oito países da América Latina: Brasil, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela.

“Vemos a oportunidade de facilitar o acesso dos usuários a produtos mais sustentáveis e de impulsionar marcas e empreendedores de impacto triplo. Por meio de uma seleção especializada, buscamos auxiliar na tomada de decisões de compra e apoiar os usuários que desejam se tornar agentes de mudança”, afirma Laura Motta, Gerente Sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.

Com informações Um Só Planeta.