Divulgação Leonardo Lopes e seu produto.

Cada dia mais presente no dia a dia das pessoas, o conceito de sustentabilidade vem ganhando força no mundo empresarial. Identificando o atual momento de conscientização da sociedade, empresas investem cada vez mais em linhas de produtos ecologicamente corretos, no intuito de chamar a atenção dos consumidores.

Exemplo do atual momento, a Acquamatic do Brasil criou o Projeto C.U.R.A (Consumo e Uso Racional da Água). A ideia é oferecer produtos com dispositivos que evitam o desperdício exagerado de água. Entre eles está um vaso sanitário que utiliza apenas 2 litros de água por descarga, ao contrário dos convencionais que gastam de 6 a 10 litros.

Feito à base do polímero ABS, um material mais leve e resistente do que a louça, o vaso suporta o peso de até 1,5 tonelada e agride menos a natureza durante sua produção e descarte. O segredo para a economia de água está na ausência do sifão. Assim, um basculante despeja os dejetos diretamente no esgoto.

Outro diferencial do modelo é a utilização de apenas 200 ml de água para evitar o mau cheiro, enquanto que os vasos tradicionais usam um litro. Por conta de sua eficiência, o produto da Acquamatic recebeu o selo hídrico, grande recompensa para a empresa após o investimento de 500 mil reais para a concepção do vaso sanitário.

A Acquamatic do Brasil foi criada em 1994 por Leonardo Lopes, que deixou seu emprego na área contábil após ler um artigo do ex-governador de São Paulo, Franco Montoro, sobre a importância da água. Assim, o fundador da empresa se viu desafiado a criar produtos ecologicamente corretos e contribuir com a economia dos recursos naturais.