Conservação ambiental: Conheça o projeto Corredor das Onças

theworldofanimals Onça-parda (Puma concolor).

A conexão de trechos de floresta através da criação de corredores verdes é uma estratégia utilizada quando a intenção é ampliar o equilíbrio da biodiversidade de uma região. Esses corredores permitem que animais se desloquem por áreas maiores, sem sair das florestas. Assim, populações de diferentes espécies encontram ambientes mais adequados para se expandirem e toda uma complexidade maior de inter-relações entre flora e fauna fortalece a diversidade e todo o ecossistema.

O Corredor das Onças é, exatamente, um desses corredores ecológicos e tem como foco central a melhoria dos recursos hídricos da região de Campinas, no interior de São Paulo. A estratégia para chegar a este intento é reconectar fragmentos florestais e reflorestar as margens dos rios e suas nascentes, protegendo assim a biodiversidade de uma das regiões mais industrializadas e urbanizadas do interior paulista.

Espera-se que o projeto Corredor das Onças também consiga melhorar a qualidade da água nesta área através de um manejo mais adequado do solo e um uso agrícola mais sustentável e consciente. Para que possa se estabelecer, portanto, é indispensável a colaboração da comunidade local, com destaque aos produtores rurais. Por isso o projeto prevê a implantação de incentivos a produtores que atuarem dentro das premissas da agroecologia, praticando o manejo responsável dos recursos em suas propriedades e ajudando a proteger a fauna e flora nelas presentes. Embora ainda se encontre em sua primeira etapa de implantação, já existem resultados concretos, como a observação de algumas espécies raras na região dos primeiros corredores.

A onça-parda (Puma concolor) foi escolhida para ser utilizada como espécie símbolo do corredor ecológico a ser implantado, porque sua presença, comprovada nos primeiros trabalhos de campo, mostra uma verdadeira luta pela sobrevivência em uma situação ambiental pouco favorável e marcada por pequenos fragmentos florestais isolados. A importância da onça-parda também está em sua capacidade de controlar espécies que estão abaixo dela na cadeia alimentar. Com isso, ela garante que não haja uma explosão populacional de outras espécies que estejam sendo favorecidas pelo ambiente alterado pelo homem.

O Projeto Corredor das Onças é uma iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com o Instituto de Economia da UNICAMP, que responde pela organização de um modelo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) pela conservação da água e da biodiversidade na região de Campinas. Prevê apoio técnico através da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e apoio financeiro através do KfW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento), por intermédio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

wikipedia Onça-parda.

Redacaohttp://www.pensamentoverde.com.br

A redação do Pensamento Verde possui experiência na produção de conteúdos relacionados ao tema da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando práticas sustentáveis ao redor do mundo e trazendo para o leitor apaixonado pela natureza. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.