Passo a passo: Aprenda como fazer um telhado de garrafa pet

O pet é um dos materiais mais difíceis de ser absorvido pela natureza. A fibra que forma o politereftalato de etila – plástico usado nas garrafas de refrigerantes e água – é tão resistente que pode levar até 400 anos para decompor. Reciclar é a alternativa mais sustentável.

Resistentes e baratas as telhas de garrafa pet são uma opção criativa para construir reutilizando este material. E há diversas vantagens: por ser translúcida, a garrafa reciclável mantêm a luminosidade do ambiente, economizando energia. As telhas de pet também são super-resistentes ao calor e podem suportar até 85°C. Além disso, por não possuírem porosidades, não acumulam umidade e podem ser limpas com facilidade.

Os telhados de garrafa pet são ótimas opções para cobrir estufas, viveiros e canis, por exemplo. Já para ambientes maiores, é possível encontrar telhas ecológicas recicladas industrialmente. Arquitetos e engenheiros defendem o uso do pet na construção civil, mas o custo, neste caso, não é tão baixo quanto fabricá-los em casa.

Ficou interessado? Veja como fazer um telhado de garrafa pet em apenas 5 passos:

1 – Corte o fundo e o bico da garrafa, formando um cilindro.

2 – Corte o cilindro ao meio, criando duas partes iguais;

3 – Vire um dos lados com o côncavo para cima e o outro lado com o côncavo para baixo, formando um S.

4 – Use um grampeador de marceneiro para uni-las;

5 – Encaixe quantas telhas foram necessárias para criar o telhado que você precisa.

Redação Pensamento Verdehttp://www.pensamentoverde.com.br

A redação do Pensamento Verde possui experiência na produção de conteúdos relacionados ao tema da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando práticas sustentáveis ao redor do mundo e trazendo para o leitor apaixonado pela natureza. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.