Mikko Lemola / iStock / Getty Images Plus A sustentabilidade empresarial visa desenvolver melhores práticas ambientais de forma a preservar o meio ambiente.

A sustentabilidade no meio empresarial vem alcançando cada vez mais espaço, especialmente por conta das mudanças na legislação e do surgimento de códigos voluntários de conduta ambiental estabelecidos pelos setores industriais. Vale ressaltar que a pressão por parte da sociedade também impulsiona as organizações a serem mais cuidadosas com o meio ambiente, e é nítido que os consumidores estão cada vez mais antenados com as empresas comprometidas com a questão.

Existem aspectos relevantes e comuns quanto às características das organizações sustentáveis, são eles:

  • Transparência nas ações;
  • Capacidade estratégica com visão integrada à sustentabilidade;
  • Inovação em sustentabilidade.

A sustentabilidade configura o conjunto de ações realizadas pelas organizações na busca do lucro sem prejudicar o meio ambiente, ou seja, as empresas passam a não se preocupar apenas com os ganhos econômicos, mas também com o respeito ao planeta e a sociedade como um todo, buscando sempre as melhores práticas e o envolvimento de todos da cadeia produtiva: fornecedores, transportadoras, clientes e etc.

Muitas organizações estão criando projetos com o intuito de engajar seus clientes nas melhores práticas ambientais, deixando de lado o modo individualista, pensando no coletivo e otimizando a utilização dos recursos naturais que se tornam cada vez mais escassos.

Tornar-se sustentável na maioria das vezes envolve custos, mas os ganhos para a sociedade e para o negócio também são elevados. Neste contexto, é fundamental que as organizações tracem um plano que considere o objetivo a ser atingido, sempre com coerência e principalmente com indicadores de acompanhamento e mensuração, de modo que consigam demonstrar os resultados, custos e o impacto do projeto.

É importante destacar que a estratégia de sustentabilidade deve estar fortemente atrelada às estratégias de negócio. Assim, o projeto trilhará um conceito de unidade e de ações integradas, assegurando o sucesso do negócio com ações que contribuam para a preservação do planeta.

Ser uma empresa sustentável não é um tema apenas para as grandes e médias organizações. As micro e pequenas empresas também têm a sua responsabilidade perante o meio ambiente, e ações simples podem garantir um ganho para a sociedade, veja abaixo atitudes simples para empresas de pequeno porte:

  • Descarte correto do lixo: uma atitude simplória que beneficia ao meio ambiente e a indústria de separação de lixo;
  • Utilização de produtos biodegradáveis: causam menos danos ao ecossistema, pois devido a sua decomposição mais rápida na natureza;
  • Uso consciente de papel: aumento da política de versões digitais junto aos colaboradores;
  • Redução de descartáveis: utilização de garrafas ou canecas que podem ser lavados.

Envolver os colaboradores é fundamental, independentemente do tamanho da organização. É também uma forma positiva de criação de valor, pois propicia uma consciência ambiental e muitas pessoas têm satisfação em trabalhar em empresas que possuam politicas ambientais.

A sustentabilidade não pode ser utilizada apenas como marketing pelas empresas, as ações devem focar nos resultados e benefícios que serão gerados ao meio ambiente e a sociedade.

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