Shopping da Califórnia vai abrigar gigantesco terraço verde

264 Visualizações
Reprodução / The Hills al Vallco No local será possível avistar diversas espécies da fauna e da flora.

Pequena, a cidade de Cupertino, localizada na Califórnia, tem se destacado no noticiário mundial graças à uma iniciativa sustentável. O município está prestes a receber o maior telhado verde do mundo. A obra será feita em cima do centro comercial Hills at Vallco.

O espaço, que abriga shopping, escritórios e até mesmo uma área residencial, fica bem perto da sede da Apple. A ideia é plantar o telhado verde em um espaço com 12 hectares, o equivalente a área de mais de 13 campos de futebol, como parte da renovação do shopping pertencente à Sand Hill Property Company, avaliada em 2,6 mil milhões de euros.

Além dos benefícios de um telhado verde, que englobam a melhoria da qualidade do ar, isolamento acústico e diminuição da temperatura, o jardim suspenso deve proporcionar novos momentos de lazer aos moradores da cidade. Isso porque a área será transformada em um parque, com mais de 6 quilômetros de trilhas e playground infantil.

No parque, além de ser possível avistar as colinas, vinhedos, jardins orgânicos e parques infantis, ainda será possível encontrar diversas espécies da fauna e da flora, que habitarão o local.

Centro comercial quer obter LEED

A presença do telhado verde também permitirá que o edifício passe a reduzir o uso de energia elétrica, já que haverá maior ventilação natural, melhorando a qualidade do ar e do ambiente. Dessa forma, o prédio ainda pretende conseguir a certificação LEED Platinum. Por isso, deve cultivar plantas nativas, tolerantes à seca e que respondam bem ao clima.

Segundo o diretor da Sand Hill, o shopping vai ocupar 15 quarteirões com 610.000 metros quadrados de escritório e 800 casas. Destas, 680 serão vendidas a preços de mercado, 80 a preços mais baratos e 40 apartamentos destinam-se à comunidade.