Conheça o glamping, modalidade turística que atrai os brasileiros

170 views

Para quem gosta de um contato mais íntimo com a natureza, mas não deseja abrir mão do conforto que uma boa cama oferece, além de ótimos serviços, gastronomia de primeira e banheiro privativo, o glamping é a modalidade de viagem perfeita!

O termo glamping vem da união das palavras glamour + camping e pode ser considerada uma forma de turismo sustentável. Há muitas opções de glamping no Brasil e no exterior, que oferecem atividades e experiências únicas, de acordo com as atrações de cada lugar, com hospedagens em cabanas, tendas ou até mesmo trailers, incluindo opções de atividades como pesca, surf, caminhadas ou passeio de barco.

Se você gostou da ideia, confira estes 4 destinos que encontramos, no Brasil e no exterior:

  • Patagonia Camp

Talvez seja o mais antigo da modalidade na América do Sul. O Patagonia Camp foi inaugurado em 2007 e, tanto a sua construção como a operação, seguem os princípios da sustentabilidade.

Ao invés das tradicionais barracas de camping, os visitantes ficam hospedados em yurts, que são tendas da Mongólia, montadas de forma circular e com cores claras, visando maximizar a eficiência energética. Por dentro, elas não deixam nada a desejar nos quesitos conforto e segurança. Além de banheiro privativo e controle de temperatura, algumas podem ter mais de um quarto e até jacuzzi ao ar livre. Elas são montadas sobre estruturas de madeira e, por isso, causam pouco impacto sobre o solo, podendo ser removidas a qualquer momento, sem deixar vestígios.

FOTO: Divulgação

  • Parador

Localizado em Cambará do Sul, onde se encontra o maior conjunto de cânions da América do Sul, o Hotel Parador oferece acomodações que são uma mistura de barraca e chalé, mas com todo o conforto de hotel, incluindo jacuzzi e lareira. Num clima de fazenda, os visitantes podem aproveitar as diversas atividades e passeios em meio à natureza, como a cavalgada, a pesca esportiva e as trilhas guiadas pelos caminhos dos cânions, com cachoeiras, piscinas naturais e vistas de tirar o fôlego.

FOTO: Divulgação

  • Treehouse Lodge

Mais uma opção de viagem nas Américas, o Treehouse Lodge fica próximo das águas negras do rio Yarapa – um afluente do rio Amazonas, perto de Iquitos, Peru. Como o nome diz, o local oferece casas na árvore para os seus hóspedes. Os mais aventureiros certamente vão se encantar com esta experiência, que inclui a observação de macacos e pássaros bem pertinho da acomodação. E, assim como prometem os destinos de glamping, os bangalôs são equipados com chuveiros, pias, banheiros e camas confortáveis.

O local também possui sistema de energia solar que supre todas as necessidades elétricas do hotel, incluindo luzes, ventiladores, refrigeração etc.

FOTO: Divulgação

  • Bukubaki Eco Surf Resort

Se você está planejando uma viagem para Portugal, vale a pena conhecer o Bukubaki Eco Surf Resort. Localizado a uma hora de Lisboa, num local chamado Casais Mestre Mendo, o glamping fica em meio a uma plantação de pinheiros e eucaliptos, com opções de hospedagem em barracas ou casas na árvore.

Há um jardim de permacultura que produz a maioria dos ingredientes para o restaurante local, que oferece uma cozinha que mistura a italiana com a portuguesa. Os hóspedes podem aproveitar para praticar surf, skate ou mountain bike e também fazer caminhadas em Peniche, famosa por seus ventos e ondas, ao longo de Almagreira, que se destaca por sua paisagem única com falésias que se estendem pela praia.

FOTO: Divulgação