Tecnologia a serviço da sustentabilidade

2.228 views

A ciência e a tecnologia são as principais aliadas que possuímos na busca por soluções para os problemas ambientais. O desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias capazes de reconstruir recursos naturais, reparar danos causados pelo homem ou encontrar formas alternativas e sustentáveis para utilização de matérias-primas são fundamentais para o futuro do planeta.

A tecnologia tem sido utilizada para o desenvolvimento de novos métodos e produtos que aliam produtividade, qualidade e sustentabilidade, como é o caso dos sistemas de informação, que utilizam processos computadorizados para evitar o uso de materiais que causam impacto ao meio ambiente.

cloud computing
Cloud computing. Foto: celikalper

A área de cloud computing, que consiste no processamento e armazenamento de dados pela internet; os ecosoftwares, que reduzem o consumo de energia; além dos sistemas informatizados, que eliminam relatórios e documentos impressos, são alguns exemplos dos novos processos tecnológicos e sustentáveis introduzidos nas rotinas de trabalho de empresas dos mais diversos segmentos. Essas novidades garantem não só benefícios para o meio ambiente, mas também a otimização da produção.

O aprimoramento dos meios de produção industriais, com a introdução de novas e avançadas técnicas, também traz resultados positivos para o meio ambiente. Nestes novos processos, há a preocupação em garantir menor consumo de energia, em utilizar os recursos e matérias-primas de forma inteligente e reduzir a emissão de poluentes e dos impactos da atividade humana no meio ambiente.

Apesar da importância desta parceria entre ciência e sustentabilidade, o investimento em pesquisas e estudos para o desenvolvimento de novas tecnologias ainda é muito baixo no Brasil, representando apenas 1% do PIB, enquanto em países desenvolvidos a porcentagem é de 3% a 4%.