Projeto propõe resgate da paisagem natural da marginal Tietê

1.073 views
Reprodução A ilustração mostra como ficaria a margem do Tietê com o projeto de paisagismo.

A arquiteta Pérola Felipette Brocaneli acredita que o ressurgimento das águas na paisagem paulistana é uma das maneiras de construir uma cidade sustentável. Em 2007, enquanto estudava na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo), ela fez sua tese de doutorado em paisagem e ambiente.

O trabalho faz um resgate histórico que mostra, entre outras coisas, a importância do rio na oferta de alimentos por meio da pesca, como o relacionamento do paulistano com a água alterou ao longo do tempo e o desenvolvimento dos sistemas de abastecimento.

Para Pérola, o desenvolvimento das cidades é importante, mas é preciso pensar em estruturas ecológicas que não separem vida silvestre das áreas urbanas.

Assim, ao fazer um retrato das principais mudanças econômicas e culturais que marcaram os últimos séculos (e alteraram drasticamente a paisagem ambiental), a arquiteta ressalta que é necessário que a natureza esteja inserida no ambiente urbano.

Em entrevista ao National Geographic, Pérola afirma: “Por mais que pareça difícil acreditar na possibilidade de uma nova São Paulo, todos querem uma cidade mais bonita e agradável”.

Clique aqui para ver a tese completa.