Programa Nacional de Reciclagem da Scotch-Brite atinge a marca de 650 mil esponjas coletadas

751 views
Terracycle O Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas é responsável por transformar esponjas usadas em matéria-prima.

Desenvolvido pela 3M em parceria com a Terra Cycle em 2014, o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas da Scotch-BriteMR celebra o Mês Mundial do Meio Ambiente comemorando o alcance da marca de 650 mil esponjas coletadas para a reciclagem — um número equivalente a quatro mil toneladas do produto.

A iniciativa, pioneira em todo o mundo, é responsável por oferecer um novo destino paras as esponjas de limpeza usadas: em vez de simplesmente irem para o lixo, esses resíduos são transformados em matéria-prima para fabricar novos produtos — como baldes, vasos, lixeiras e pás de lixo.

O Gerente de Marca para Divisão de Cuidados com o Lar da 3M Brasil, Emerson Mota, fala sobre a importância do projeto na tarefa de estimular a conscientização dos consumidores, já que apenas 1 a 1,5% do total de esponjas produzidas no mundo são recicladas.

”O desafio é grande, pois contamos com a colaboração dos consumidores em separar o produto e enviar ao programa pelos Correios. Até o momento são 500 mil esponjas que seriam dispostas em aterros sanitários e agora possuem uma destinação digna para de uma certa maneira retornar ao fabricante. Isso é uma grande vitória”, explana Emerson.

O estado de São Paulo é o responsável pelo maior número de esponjas coletadas desde que as ações do programa foram iniciadas, superando a marca de 200 mil unidades. O Rio Grande do Sul é o segundo na lista dos que mais enviaram esponjas para a reciclagem: 88 mil unidades, seguido por Santa Catarina (77 mil) e Paraná (66,5 mil).

Vale destacar que, além de oferecer uma solução ambientalmente adequada, o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas da Scotch-BriteMR oferece aos consumidores a oportunidade de se engajarem em uma causa social. Isto porque, a cada unidade enviada para a reciclagem, são doados R$ 0,02 para uma escola ou uma organização sem fins lucrativos escolhida pelos participantes.

A ação já mobilizou cerca de 600 mil colaboradores, distribuídos em aproximadamente quatro mil pontos de coleta em todo o País. Até o momento, mais de R$ 18 mil já foram arrecadados para as instituições indicadas pelos consumidores. Para fazer parte do programa, basta entrar no site da TerraCycle e se cadastrar!