AquaFarm: produto que é vaso horta e aquário ao mesmo tempo

1.043 Visualizações
Vaso Horta
Foto: Divulgação/Back to the Roots

Já imaginou cultivar pequenas hortaliças e ainda cuidar de peixinhos no mesmo espaço? Para a dupla californiana Alejandro Velez e Nikhil Arora, designers da empresa Back to the Roots, isso já é possível. Os empresários criaram um vaso de plantas acoplado em uma base de acrílico que funciona como um aquário. Mas o que a planta tem a ver com os peixes?

A ideia do “AquaFarm” ou “Jardim Aquapônico” é aproximar as pessoas daquilo que comem, mostrando como funciona o processo de crescimento dos alimentos. O vaso tem estrutura e bordas de acrílico resistente. Na parte de baixo é colocada a água para acomodar os peixes, que ao fazerem suas necessidades fisiológicas servem de adubo orgânico para as plantas encaixadas na parte de cima do suporte.

vaso horta
Foto: Divulgação/Back to the Roots

É possível acomodar até seis vasinhos para plantar pequenas raízes usadas na culinária, como orégano, manjericão e tomilho. O único trabalho que você terá é a tarefa simples de alimentar os peixes, pois o vaso mescla técnicas de horta hidropônica com aquacultura, permitindo que vegetais cresçam e limpem o vaso ao mesmo tempo. Além disso, poderá ter vegetais frescos sem sair de casa.

A invenção foi bancada por uma Kickstarter, site que financia ideias inovadoras. Para obter um “AquaFarm” é preciso encomendar no site da empresa por um preço aproximado de R$ 120.

Plante cogumelo em casa!

Interessados em levar a inovação e praticidade aos consumidores, Velez e Arora também pensaram em uma maneira mais fácil para cultivar cogumelos, fibras muito usadas nos pratos do cotidiano. Foi assim que eles criaram o “Mushroonms Kit”, kit de cultivo de cogumelo. A caixa de papelão que abriga o vegetal pode ser levada para casa e o consumidor ainda acompanha o seu crescimento.

A empresa que fatura US$ 5,4 milhões por ano na produção do “Aquafarm” e do “Kit Mushrooms” tem projetos para expandir os horizontes econômicos, “Pretendemos vender o nosso próprio lixo vindo da borra de café e restos de cogumelo que servirão de adubo”, destaca Arora.

Veja o vídeo (em inglês) e saiba mais sobre a Back to the Roots e o AquaFarm: