Como praticar uma alimentação sustentável?

480 views

Sustentabilidade no estilo de vida é boa para o planeta, mas pode ser ainda melhor para você! Veja alguns pontos cruciais sobre como um estilo de vida sustentável beneficia você e o todo.

Alimentos orgânicos
Foto: organicosbrasil

Se alimentar com produtos orgânicos é o mínimo!

A renda anual por indivíduo brasileiro de consumo de agrotóxicos é de 5,2 litros.

Por que é bom para você?

Bom, você estará se livrando de diversos químicos perigosos, que no mínimo têm o benefício da dúvida e no máximo são mortais. Vários agrotóxicos são neurotóxicos e atrapalham funções como memória, aprendizado de novos conceitos e coordenação motora, além disto, muitos podem causar doenças em longo prazo, e isto significa não apenas perder a saúde, mas um grande desgaste, estresse e prejuízo financeiro a você e possivelmente à sua família.

Já ao consumir alimentos orgânicos você estará consumindo saúde autêntica e livre de tais moléstias, além disto, várias pesquisas ao redor do mundo apontam que os alimentos orgânicos são muito mais nutritivos do que os de produção em monocultura tóxica, por exemplo, às vezes um tomate orgânico chega a ter quatro vezes mais micronutrientes (vitaminas e minerais) do que os “envenenados”.

Por que é bom para o planeta?

A produção com agrotóxicos e/ou transgênica é contra a biodiversidade e contamina as fontes de água e o solo de diversos ambientes por tempo indeterminado. Estes mesmos tipos de produção estão relacionados a diversas doenças e enfermidades. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 3 milhões de agricultores se envenenam ao ano e 18 mil morrem devido aos agrotóxicos. Isto significa perda importante para famílias e para a sociedade, bem como prejuízo econômico, veja o quanto nossa economia é comprometida com a indústria de medicamentos, você pode imaginar qual a porcentagem de idosos que destina cerca de 50% de sua aposentadoria apenas para a manutenção de um estado de doença?

As áreas utilizadas para a produção de alimentos de origem animal destroem florestas, 20% da floresta amazônica já foi destruída neste propósito. Comendo mais alimentos vegetais você incentiva o bom aproveitamento dos recursos naturais do planeta”.

Consumir alimentos de origem vegetal é sustentável

Alimentos de origem vegetal demandam muito menos água e insumos para serem produzidos. Segundo a campanha Segunda Sem Carne, na produção de leite ou carne, para cada quilo de proteína animal são necessários entre 3 e 15 kg de proteína vegetal.

Por que é bom para você?

Dieta rica em vegetais favorece a prevenção de diversas doenças cardiovasculares, obesidade, cânceres e diabetes. Logo você se torna mais produtivo e economiza tempo, dinheiro e esforço cuidando de tratar doenças (sua família também agradece).

Por que é bom para o planeta?

Com cerca de 1,3 bilhões de pessoas passando fome, a produção de carne se representa um desperdício de recursos, já que 97% da soja produzida vai para o consumo animal. A atmosfera, os solos e as fontes de água são poluídas pelos excrementos animais. As áreas utilizadas para a produção de alimentos de origem animal destroem florestas, 20% da floresta amazônica já foi destruída neste propósito. Comendo mais alimentos vegetais você incentiva o bom aproveitamento dos recursos naturais do planeta.

Um último ponto pra tornar a forma de se alimentar mais sustentável é preferir a produção de agricultura familiar, pois além de tudo você melhora a sua rede social, você distribui melhor o seu poder financeiro.

Qual é a sua forma de praticar uma alimentação mais sustentável? Poste sua sugestão nos comentários!