Pet Shops não podem mais expor animais em vitrines e gaiolas

326 Visualizações
Depositphotos A medida tem como objetivo garantir um ambiente mais confortável e menos estressante para os animais.

Certamente você já deve ter reparado que nos Pet Shops alguns animais, filhotes ou não, ficam expostos em gaiolas geralmente na vitrine de entrada destes estabelecimentos. A resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) determina que os proprietários adequem o local a fim de preservar a saúde e o bem-estar de cães, gatos, coelhos e outras espécies. Para tal, a primeira medida é consultar um veterinário que irá até o Pet Shop e poderá atestar se o local está apto ou não.

A nova medida estabelecida pelo CFMV também indica que é de inteira responsabilidade do Pet Shop prover um ambiente sem muitos ruídos, coberto, com a iluminação adequada, sem poluição e com todas as condições de higiene para os animais.

A preocupação tem como objetivo garantir um ambiente mais confortável e menos estressante, inclusive com um espaço para a movimentação, alimentação e segurança dos animais.

Caso o estabelecimento não cumpra a resolução e não faça as alterações necessárias, o proprietário poderá ser multado e até mesmo responder ética e profissionalmente na justiça. Desde a publicação da medida, muitos estabelecimentos já retiraram as gaiolas, porém outros ainda resistem e estão sujeitos às implicações da resolução.