Nestlé transforma cápsulas de café em tubetes e distribui mudas de café

734 views
Reprodução / Nestlé Os tubetes reciclados beneficiam o trabalho dos agricultores que integram o programa da empresa.

Criadas com o intuito de facilitar a rotina de milhões de fiéis de uma das bebidas mais consumidas em todo mundo, as cápsulas de café estão também na lista de invenções que provocam grande impacto negativo ao meio ambiente. Em algumas cidades ao redor do mundo, inclusive, a comercialização do produto foi proibida.

Observando no cenário uma grande oportunidade, a Nestlé anunciou, no dia 17, Dia Internacional da Reciclagem, a doação de 1,6 milhão de tubetes, desenvolvidos através da reciclagem de cápsulas de café, para mudas de café.

O uso dos novos recipientes de plástico para cultivação de pequenas mudas se apresenta como uma ótima solução para os cafeicultores, já que os tubetes tornam prático o manuseio, combatem à contaminação de raízes, além de facilitar o plantio e gerar economia.

Também com o projeto, a maior empresa de alimentos do mundo fortalece o conceito de economia circular, empregando materiais que possivelmente seriam descartados em um aterro de lixo qualquer.

Vale destacar que a iniciativa, criada pela NESCAFÉ Dolce Gusto®, faz parte das ações de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé, que também gerencia outras importantes campanhas com foco no desenvolvimento sustentável.

Além disso, o projeto é mais um a beneficiar o trabalho de produtores agrícolas inseridos no programa NESCAFÉ Plan, “que tem como objetivo garantir a produção sustentável do café verde no longo prazo, proporcionar o desenvolvimento profissional dos cafeicultores e garantir a qualidade da matéria-prima”, como destacou a assessoria da Nestlé no anúncio.

Assim como faz em outros países, para facilitar o descarte do material e incluí-lo no processo de economia circular da marca no Brasil, a NESCAFÉ Dolce Gusto® disponibiliza uma série de postos de coleta de cápsulas espalhados por pontos estratégicos das grandes cidades. Além desse, a empresa também criou o porta-cápsulas, um acessório produzido com material 100% reciclado do processo de reaproveitamento de cápsulas recolhidas em seus postos.