Máquina de lavar roupas reduz o consumo de água em 90% e economiza energia

556 Visualizações
Xeros
Foto: xeroscleaning

Embora a indústria de lavadoras de roupas anuncie inovações tecnológicas frequentemente, tais equipamentos mantêm estruturas semelhantes àquelas vistas nos aparelhos lançados na década de 1950, ou seja, continuam demandando grande quantidade de água. Considerando que o desperdício de recursos hídricos deve ser diminuído com urgência, foi desenvolvida a Xeros, uma máquina de lavar que reduz o consumo de água em 90% e promove a economia de energia elétrica e sabão.

Sob o slogan de “custa menos para o meio ambiente, custa menos para você”, a empresa startup, que utiliza o mesmo nome dado ao maquinário, informa que o produto requer apenas um copo de água, um pouco de sabão especial fabricado pela companhia e gotas de polímero para funcionar. Basicamente, as pastilhas de náilon atraem a sujeira presente nas peças e, posteriormente, são separadas pelo próprio sistema da Xeros para serem reutilizadas.

Úteis e inovadores, os grânulos capazes de realizar aproximadamente 500 ciclos de lavagem tiveram origem na Universidade de Leeds (Reino Unido), um renomado centro de pesquisas especializado em polímeros e têxteis. Contudo, o material foi projetado inicialmente para a fixação de cores na fabricação de roupas, mas os cientistas testaram reverter os processos e descobriram que os fragmentos purificam melhor do que água.

Demandando apenas 10% da quantidade de líquido consumido por máquinas de lavar convencionais, a Xeros também possibilita a redução de gastos de energia elétrica, pois, utiliza água fria, o que não despende eletricidade. Além disso, a adesão ao sistema acarretaria um decréscimo significativo na pegada de carbono, beneficiando a atmosfera como se 5 milhões de carros deixassem de circular pelo mundo.

Exaltando o “poder do polímero de limpeza”, o empreendimento afirma que se todas as pessoas utilizassem a Xeros, cerca de 1,2 bilhão de toneladas de água seria economizado. Desta forma, a proposta da Xeros é salvar 110 milhões de galões de água diariamente, uma vez que cada gota conta.

Confira como foi feita a pesquisa e o funcionamento da Xeros: