Hashis usados para fazer móveis

110 views

Empresa canadense inova e cria outra utilidade para o hashi.

A ChopValeu, uma empresa canadense, encontrou uma forma diferente para reaproveitar os hashis utilizados em restaurantes. Sua missão é “fazer a diferença, um pauzinho de cada vez”. Ela transforma os hashis descartados em diversos tipos de móveis.

Em Vancouver, no Canadá, cerca de cem mil hashis são descartados todos os dias. O hashi nada mais é do que madeira, um recurso natural valioso e muito útil. Depois de usados, são descartados no lixo comum e vão para aterros sanitários. É uma prática que acontece no mundo todo. A empresa criou uma parceira com mais de 300 restaurantes na cidade que aceitaram separar os hashis do lixo comum – sem custo nenhum! A ChopValue coleta, por dia, entre 100 e 150 quilos de hashi.

Foto: ChopValue

Duas vezes na semana os coletores vão até os restaurantes fazer a coleta do material. Então, ele é levado à micro-fábrica da empresa, onde a magia acontece! Primeiro, os hashis são organizados em uma única direção com a ajuda de uma máquina. Depois, é aplicada uma resina à base de água que protege a matéria-prima da etapa seguinte: 5 horas dentro de um forno industrial, que chega a 200°C, para matar todos os germes. Então, vem a pesagem e a etapa de compressão, realizada por uma máquina inventada pelo time. A parte artesanal começa aí: com “tijolos de hashi” é possível transformar o material em uma série de objetos como móveis, prateleiras, blocos de madeira são alguns dos itens feitos com os pauzinhos nesta fábrica. Os produtos são projetados para durarem durante um bom período de tempo, isso minimiza o impacto ambiental Enquanto, no resto do mundo, esse material vai direto aos aterros sanitários.

Foto: ChopValue

Até fevereiro deste ano, quase 38 milhões de hashis deixaram de ir para aterros sanitários e viraram um dos diversos produtos que a empresa produz. Já imaginou se a moda pega?

Ajudar na causa aqui é mais simples do que parece

Uma forma de você fazer sua parte e contribuir com o meio ambiente é levar seu hashi reutilizável, já que ele pode ser usado diversas vezes após o uso. Você pode levá-lo ao restaurante ou usá-lo em casa quando pedir delivery. O importante é ajudar a reduzir o impacto ambiental sem deixar de consumir o que você gosta.

Fontes: The Greenest Post | ChopValue