Estudo do Greenpeace mostra como o Brasil pode se tornar mais sustentável até 2050

704 Visualizações
Pixabay / Falkenpost Em 2050 o Brasil pode chegar a 100% de energia limpa.

Energia renovável é um tema bastante discutido nos dias de hoje e o Brasil vem tentando se destacar a cada dia neste segmento. E foi pensando nesse crescimento que o Greenpeace Brasil apresentou um relatório mostrando o caminho para alcançar, até 2050, uma matriz de energia baseado apenas em fontes limpas, renováveis e que não emitam gases de efeito estufa.

O estudo chamado [R]evolução Energética 2016, evidencia como o Brasil poderá deixar de lado de maneira gradativa as fontes fósseis de energia e chegar até a metade do século com 100% de sua matriz energética de fato limpa e renovável. Isso vai colaborar não só com o combate às mudanças climáticas, como também aumentar as condições de ter um futuro mais seguro, sem racionamento ou falta de luz, diminuição em quase zero das emissões de gases poluentes, conservação de recursos naturais, contas de luz mais econômicas e segurança no fornecimento de eletricidade.

Esse é o primeiro estudo que mostra detalhadamente essa projeção de como será o Brasil em dois cenários: como será nosso país se continuarmos com as mesmas políticas e tendências até 2050; e como será se tomarmos as devidas providências de forma correta utilizando as fontes limpas, renováveis e seguras de energia.

Larissa Rodrigues, membro do Greenpeace na área de Energia, comentou no site da ONG: “Nos últimos anos, o setor de energia aumentou suas emissões de gases de efeito estufa por conta do uso de combustíveis fósseis. Além de ser muito ruim em termos de emissões, o problema resultou no aumento na conta de luz dos brasileiros. Isso precisa mudar – ainda mais em um país que tem todas as condições para isso.”

No futuro poderemos deixar de lado combustíveis fósseis e a geração de eletricidade será diversificada e descentralizada. Além disso, as hidrelétricas continuarão provendo eletricidade, sem a necessidade da construção de uma nova usina, as contas de luz se tornarão mais econômicas, entre muitos outros benefícios que irão contribuir para tornar o mundo muito mais sustentável e melhor.

Para ter mais informações sobre o estudo acesse o site e veja a animação feita pelo Greenpeace Brasil. Ou veja o relatório completo através do link.