Esponja vegetal compostável é produzida com fibra de coco

330 views

Fabricada por uma empresa nacional, a esponja se decompõe quando descartada.

Item básico em toda a cozinha, o descarte da esponja sempre foi um problema para o meio ambiente, já que ela possui plástico poliuretano em sua composição. Existem pouquíssimos programas de reciclagem de esponja e, pensando nisso, a Ákora começou a fabricar a Ecomais, uma esponja feita com fibra de coco.

Por que é biodegradável?

Foto: Ákora

A Ecomais Esponja de Coco é composta por celulose (lado amarelo) e fibras de coco (lado marrom). Por ser composta de produtos naturais e sem derivados do petróleo, ela é 90% biodegradável. Além disso, é um produto natural, vegano e não testado em animais – um ótimo combo!

O lado composto pela celulose é menos abrasivo e indicado para limpeza mais leve e o outro lado, é indicado para limpeza mais pesada. Há a recomendação que se use o lado amarelo em superfícies mais suscetíveis ao risco. A parte de fibra de coco embora seja mais abrasiva não risca a maior parte dos pratos, panelas e vidros, no entanto pode riscar superfícies mais delicadas como aço inox com acabamento espelhado. Porém, as chances de riscar são menores, comparada às esponjas convencionais e lã de aço. Ela não risca panelas com tratamento antiaderente.

É tão boa quanto as normais?

Sua durabilidade depende muito da forma como a esponja é utilizada. É recomendado que se use a parte de celulose para limpeza simples e a parte de fibra de coco para limpeza mais pesada. Usando desta forma a vida útil será longa. Se utilizar somente a parte da fibra de coco a durabilidade será de 15 dias, podendo ser maior ou menor de acordo com a intensidade de uso.

Ela substitui com eficiência as lãs de aço e esponjas dupla face, apresentando um ótimo custo benefício, é eficiente na limpeza de louças e talheres, compostável e compatível com todos os detergentes lava louças. E uma boa notícia, o preço é super acessível – custa sete reais comprando no site da marca. Ela também é encontrada em vários sites na internet.

Há 11 anos no mercado, a Ákora já comercializa 45 tipos de produtos voltados para limpeza doméstica e profissional. Em comum, todos são ecológicos – ufa! Além das esponjas compostáveis, chamam atenção uma gama de panos capazes de limpar sem uso de produtos químicos. Você pode conferir todos os produtos no site da marca.

Sabemos que itens de limpeza são de extrema importância e mais difíceis de serem reciclados. Agora temos uma solução – prática e sustentável para a questão. Invista em marcas que investem no cuidado com o meio ambiente!

Fontes: Ákora | Brasil Amazônia Agora